Categorias Vida de Mãe

Como recarregar a bateria pós-férias

Outro dia ouvi uma mãe comentar que precisava de “férias das férias dos filhos” e me reconheci! Antes, eu curtia muito ter as crianças em casa, achava o maior exagero das outras mães quando davam vivas de alegria com a volta as aulas, mas hoje entendo perfeitamente!

Não sei se tem alguma coisa a ver com o fato de as crianças estarem maiores e por isso, precisando cada vez de mais espaço e mais coisas e idéias para gastarem energia, só sei que com o fim das férias escolares eu me sinto esgotada e sempre ficava pensando como recarregar a bateria pós férias, sabe?

No início deste ano, logo após as férias de verão, eu coloquei em prática alguns truques para re-energizar e agora, com o fim das férias de julho, é hora de colocar em prática novamente!

Vou compartilhar com vocês o que tem funcionado comigo, vai que… hehehe

1 – Organize uma rotina de sono pra você!

Eu sei que é difícil, especialmente se os seus filhos ainda acordam muitas vezes durante a noite, se você precisa correr para o quarto deles por causa de monstros e pesadelos, se acontece um xixi na cama e outras coisas assim…

Mas você pode se organizar colocando um horário para ir para a cama, resistindo a tentação de ficar olhando as redes sociais antes de dormir, desligando eletrônicos 30min antes, desativando notificações…

No meu celular, está programado para o “não perturbe” a partir das 21h, não recebo ligações nem notificações, também coloco no mudo e só deixo do lado da minha cama ainda porque não tenho um despertador que não seja o celular, preciso resolver isso logo!

Os eletrônicos “roubam” o nosso sono, tiram o nosso corpo daquele estágio em que tudo começa a se acalmar para descansar e nos deixam em estado de alerta e daí, quando a gente vai perceber, perdeu algumas horas de sono e acorda no dia seguinte sem ter descansado nada!

mãe dormindo

2 – Coma uma proteína de manhã!

As proteínas dão energia, e mesmo que você não seja uma pessoa que gosta de comer muito de manhã, tente pelo menos uma fruta, uma torrada, meio pão francês…

Eu sei que o seu café é muito importante, eu mesma sou super viciada e preciso muuuuito dele logo cedo mas, ao invés de já se entupir de cafeína, experimente ter a energia da proteína para ativar o cérebro e todos os outros músculos do seu corpo!

açai com banana

3 – Organize o seu dia!

Eu sou #aloka das listas e sempre deixo tudo bem organizado para o dia seguinte. Faço uma lista mental das coisas que preciso fazer e depois, anoto no papel ou, uso o aplicativo ToDoist que tem me ajudado muito nisso!

Lá eu posso organizar as tarefas em diferentes “abas” como: trabalho, crianças, compras, eventos, viagens, escola, etc. O aplicativo é gratuito e tem para IOS e Android. Clique AQUI para ver!

Se você prefere o papel, tá tudo bem também! Organize as coisas que você vai fazer e vá com calma! Está tudo bem se você não der conta de tudo no mesmo dia, não fique na paranóia por isso!

O importante aqui é que você possa se organizar para ter algum controle sobre a sua rotina diária e assim, diminuir a culpa e a ansiedade por coisas que você deixou de fazer!

listas

4 – Beba muita água!

Eu não sou nutricionista, médica, nem nada do tipo mas, eu sei que água é vida! De verdade! Acho incrível como quando eu bebo água sinto o meu corpo já se revitalizando, as coisas trabalhando aqui dentro e a energia se re-estabelecendo!

Beba água! Muita água! Acorde e beba primeiro água! Tenha uma garrafinha ou copo divertido e lindo sempre por perto! Prefira água aos sucos e refrigerantes, te garanto que vai fazer muito bem!

5 – Faça algum exercício!

Ok, você tem a vida corrida e não dá pra encaixar uma academia no meio ou, você está sem grana mesmo e por isso, impossível contar com aulas de qualquer coisa!

Mas exercício é qualquer coisa em que você se mexa! Se você faz a faxina da sua casa, pode crer que já está fazendo exercício! Se você trabalha em casa e não faz faxina, vá caminhar! Até a padaria, até o supermercado…

E se você quer seguir algum padrão de atividade, neste outro post AQUI eu dei algumas dicas de aplicativos gratuitos pra quem quer começar exercícios em casa!

ioga em casa

6 – Tenha um tempo pra você!

Ah, sim! Sabe aquela listinha da rotina que você vai organizar? Trate de encaixar nela um tempo pra você!

Pode ser 10 minutos de soneca, 10 minutos olhando pro nada, 1 hora lendo um livro, 1 hora sentando-se para almoçar mastigando sua comida apropriadamente, 15 minutos de banho, 10 minutos fazendo a unha, sei lá!

Faça o que você tiver que fazer mas, faça alguma coisa pra você! Só pra você! Esvaziar a cabeça das obrigações com casa, trabalho, filhos e o que mais anda te consumindo vai fazer o seu cérebro recarregar!

livro e café

7 – Bota a cara na rua!

Nós, mães que trabalhamos em casa e na casa, muitas vezes passamos os dias e semanas sem ver a “cara da rua” e isso não é nada bom!

É preciso ver a paisagem, ver gente, sentir o cheiro da rua, da vida, das coisas acontecendo além do nosso mundinho! Então, bota a cara na rua sim! Deixe o sol te iluminar e você vai ver como é poderoso sair do seu lugar de conforto e sentir que pertencemos a alguma coisa muito maior!

E vocês, o que fazem para recarregar a bateria pós-férias dos filhos? Me contem tudo!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

1 comentário via blog