Categorias Receitas

Como fazer seu filho comer legumes

Por Paola Preusse,

criança que não come legumes e verduras

 

Verde escuro, verde claro, laranja, marrom, bordô são cores tão bonitas mas, que para muitas crianças causam repulsa  e isto acaba deixando as mães com os cabelos em pé, no nível máximo de desespero com a pergunta: Como fazer meu filho comer legumes e verduras? É, essa é uma pergunta mais que rotineira nas consultorias e na internet.

Quanto maior a criança fica, mais ela detesta o “arco-íris” do prato e acabam comendo só o branco, marrom e amarelo (arroz, feijão e batata) e o macarrão.

Existem alguns fatores que precisamos observar para entender o porque de a criança não querer comer e também, prestar atenção quais são os alimentos excluídos do prato. Pode ser por causa da textura, cor e o  sabor.

Costumo dizer e orientar o seguinte: a criança não precisa comer TODAS as verduras, mas precisa comer de forma variada. Um exemplo, seu filho não come escarola, MAS come couve, espinafre, almeirão, ou seja, ele come verduras. A mesma coisa com os legumes e também as frutas.

O que não vale é ele só comer batata, mandioquinha, mandioca e de resto nada mais.

No caso das crianças que não aceitam de jeito nenhum, é interessante mesmo com a recusa, ter a oferta de forma calma e sem chantagens. Faça os legumes e verduras, ofereça pra eles, coma servindo como exemplo e tenha calma! Caso eles não aceitem no começo, insista como se fosse a introdução alimentar de quando eles eram bebês, muitas vezes funciona. Outra coisa é alternar a forma de preparo e apresentação.

Tem várias formas de picar os legumes e com isso já muda a apresentação: Abobrinha pode ser raladinha, em rodelas, em cubos, assim como a cenoura e tantos outros.

Tentou tudo e não, seu filho realmente não come nenhuma verdura, nenhum legume, vamos pro “esconde-esconde” da comida.

– Use caldo de legumes e verduras caseiro pra cozinhar o arroz, o feijão e até mesmo o macarrão: Vitaminas e minerais se perdem na água da cocção, ou seja, a água que você cozinha seus legumes e verduras é a parte mais nutritiva da receita.

– Faça molho de tomate com legumes,  vegetais e turbine o macarrão de seu pequeno: Cenoura e berinjela são ótimas pra tirar a acidez do tomate, além de enriquecer com betacaroteno. cobre e outras vitaminas e minerais. Se colocar verduras verdes escuras acrescenta ferro, fibras e outras “coisitas más”.

Caldo de Legumes caseiro

Imagem Pinterest: Misture os legumes que seu filho não come, ferva com as verduras e temperos por 10 minutos, coe e substitua a água pelo caldo de legumes na cocção de arro, macarrão e feijão :)

Imagem Pinterest: Misture os legumes que seu filho não come, ferva com as verduras e temperos por 10 minutos, coe e substitua a água pelo caldo de legumes na cocção de arroz, macarrão e feijão :)

Ingredientes:

  • 1 cenoura
  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 1 mandioquinha
  • 1 xícara de alho poró
  • 1 maço de brócolis
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 3 folhas grandes de couve
  • ervas naturais à gosto (salsinha, cebolinha, salvia, orégano)

Modo de fazer:

Higienize e pré prepare cada ingrediente da forma correta, cozinhe todos eles em panela tampada por 10 minutos. Coe o caldo e guarde em vidro pra usar na cocção dos alimentos preferidos de seu filho.

Molho de Tomate enriquecido com cenoura, couve e caldo de carne caseiro

Ingredientes:

  • 1kg de tomates maduros
  • 1 cebola pequena
  • 1 cenoura grande
  • 1 xícara de Caldo de carne caseiro
  • 3 folhas de couve (ou 7 cubos de couve congelada)
  • Salsinha, cebolinha, alho (tempero à gosto)

Modo de preparo:

Higienize bem os tomates, cenoura (antes de descascar), salsinha, cebolinha e a couve.

Retire as sementes do tomate, descasque a cenoura e a pique.

Bata o tomate com o caldo de carne no liquidificador, acrescente a cebola, cenoura, salsinha e a couve.

Na panela, frite o alho e jogue o molho batido.

Deixe “apurar” até o molho ficar consistente.

 

Hambúrguer Caseiro

Imagem Pinterest - A polpa da abobrinha e berinjela irão se misturar com os resto dos ingredientes e não irão ter suas cores destacadas depois de assado o hambúrguer :)

Imagem Pinterest – A polpa da abobrinha e berinjela se misturará com os resto dos ingredientes e não deixará suas cores destacadas depois de assado o hambúrguer :)

Ingredientes:

  • 500g de carne moída (sempre peço pra moer 2 vezes)
  • 1 ovo caipira
  • 1/2 xícara de abobrinha cozida sem casca amassada (tipo purê)
  • 1/2 xícara de polpa da berinjela cozida e amassada (tipo purê)
  • 1 xícara de chá de farinha de aveia
  • ½ xícara de chá de quinua em flocos
  • Cebola, alho, salsinha à gosto
  • 1 colher de café ou menos de sal marinho

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes até formar tipo um bolo.

Faça bolinhas pequenas e reserve por uns 15 minutos.

Abra as bolinhas fazendo o formato de hambúrguer.

Leve ao forno pré aquecido em temperatura média até dourar ou estar no ponto bem passado.

Pode fazer como rocambole de carne também.

Gelatina Enriquecida

Ingredientes:

  • 1 sache de gelatina sem sabor
  • 1 copo de suco de uva integral sem açúcar
  • 1 copo de água de cozimento da beterraba (quente)
  • 1 copo de água gelado.

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina de acordo com as instruções do fabricante, acrescente os ingredientes líquidos e leve pra geladeira.

Suco de frutas com verduras

Ingredientes:

  • 3 fatias de abacaxi
  • Suco de 2 laranjas pêra
  • 1/2 xícara de rúcula picada
  • 5 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e adoce à gosto

O suco fica uma delícia e super refrescante. Pode falar que é do Hulk rs.

Mas lembrem-se: o mais importante é nunca deixar de oferecer e servir como exemplo. Esconder os legumes e verduras supri a necessidade de nutrientes porém, não melhora o hábito alimentar das crianças e é isso que precisamos cuidar e investir com todas as forças.

Beijos,

Paola

Deixe seu comentário

Comentários

4 comentários via blog

  1. Luciana comentou em

    Amei as dicas. Em casa tem sido bem difícil oferecer para o João legumes e verduras. Frutas graças a Deus ele continua comendo bem. Agora vamos à ação. Bjs
    http://www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    1. Loreta Berezutchi respondeu Luciana em

      Oi Luciana, nem me fala! É dureza fazer eles comerem legumes, né? Aqui em casa também estamos na luta, vamo lá! rsrs bjs ;)

  2. Cristiane comentou em

    Simplesmente sensacional!
    O problema por aqui é que almoço e jantar é na escola.
    Lá tem todas as verduras tipo: Verdinho, a cenoura etc rs…
    Ai escuto aos finais de semana: -“Mamãe, esses que você fez não está igual da escola.”
    Sendo que a mãe faz a cópia exata da comida da escolinha. Rs….enfim…
    Temos brigado um pouquinho para comer em casa nos finais de semana e feriados e ainda que no ano que vem ele estará em outra escola e terá que se alimentar em casa.
    Mas, amei suas dicas e vou começar a coloca-las em prática.
    Obrigada!

    1. Loreta Berezutchi respondeu Cristiane em

      Oi Cristiane, é assim mesmo, né? Eles se apegam a uma rotina e a gente tem que tentar ir contornando e se virando! rs Mas o importante é não desistir! Depois vem contar pra gente se deu certo!! Bjs ;)