Moda Para Mulheres

Cinta pós parto: melhores modelos

Muitas listas de enxoval incluem, para a mamãe, a cinta pós parto. Mesmo que você não encontre este acessório na lista, com certeza já ouviu alguma amiga falar sobre isso ou, em algum grupo de mães no Facebook, no prédio na pracinha…

Mas, será que precisa mesmo usar a cinta pós parto? Qual o melhor modelo? Até quando usar? Se quiser pular o texto e ir direto para as minhas recomendações CLIQUE AQUI.

O uso da cinta pós parto é recomendado normalmente pelo obstetra, apesar disso, ela não tem nenhuma recomendação médica, não tem nada a ver com “colocar o útero no lugar”, “fazer a barriga desinchar mais rápido” ou “voltar pra o lugar mais rápido”, tem a ver apenas com o conforto que ela proporciona para a grande maioria das mulheres.

Pensa comigo: você passou nove meses com um barrigão enorme e de repente, de um dia para o outro, o barrigão sumiu, o útero e todos os seus órgãos internos estão meio “soltos” dentro de você, voltando às suas posições de origem e então, é super normal que você se sinta desconfortável até que seu corpo volte ao que era antes (e isso não tem nada a ver com emagrecer, ok?).

Além disso, para aquelas que fizeram cesariana, o uso da cinta pode trazer mais segurança para levantar, sentar e movimentar-se já que, com tantos pontos, é normal ficarmos com medo de movimentos bruscos que possam abrir os pontos ou mesmo, causar algum tipo de dor.

Então, o uso da cinta é completamente estético, e não medicinal. Isto posto, saiba que, o uso de qualquer modelo de cinta não está indicado nos seguintes casos:

  • Se a mulher fez uma cesariana e há inflamação nos pontos;
  • Se há sangramento além do normal.

Quando eu estava grávida do Pedro, peguei uma lista de enxoval que incluía a cinta pós parto, eu nunca havia usado cinta antes e daí, na hora que fui procurar, tomei um susto com tantos modelos e preços!

Cinta pós parto modeladora sem abertura

Escolhi um modelo tipo “bermuda“, ele tinha pernas até o joelho e subia até embaixo dos seios, ele era todo de microfibra e elastano e não tinha nenhum tipo de abertura lateral ou entre as pernas, era assim:

cinta pós parto

Eu me arrependi muito de ter escolhido este modelo porque, ele me dava muito trabalho para colocar e tirar, as pernas longas também não ficavam legal com todo tipo de roupa e então, 1 mês depois de sofrer com ele, optei por um outro, sem pernas, da virilha até embaixo dos seios com abertura lateral em colchetes, esse aqui.

Cinta pós parto com abertura

cinta pos parto

Este modelo me acompanhou por muito tempo, acho que usei até quase 5 meses de vida do Pedro e então, passei a usar as calcinhas comuns sempre altas e com a parte da frente mais reforçadinhas, até voltar a usar os modelos de antes da gravidez e me sentir bem com elas. Nesse link você encontra é o modelo que mais gostei. Além de ser bem funcional ela é bem bonita pelo fato de ser de renda.

Calcinha Pós Parto

calcinha pos parto

Quando engravidei da Cacá, decidi testar o modelo “body“, sem pernas, começava na virilha e tinha sutiã de amamentação incluso, a parte do abdômem era bem reforçada e tinha abertura entre pernas, eu amei! Super indico:

Cinta pós parto body

cinta pos parto

Comprei um modelo na cor branca e outro na cor chocolate e usei muito, eles iam com qualquer roupa, eram práticos para colocar e tirar, para usar o banheiro, não incomodavam na região do corte da cesariana e com a abertura para a amamentação, eram bem práticos, super recomendo!

Na hora de escolher o seu modelo, é importante observar o seguinte:

  • Ele não deve “apertar”, não precisa machucar, precisa estar confortável. A intenção é que a cinta te deixe segura para se movimentar;
  • A cinta ideal deve cobrir todo o abdômem, ela não pode pressionar apenas a parte de baixo pois, isso pode causar inchaço e acúmulo de água;
  • Na hora de escolher o tamanho, opte pelo tamanho que você usava antes de engravidar, pode ser que ele fique justo demais nos primeiros dias, e depois fique adequado. Se estiver muito apertado mesmo, compre um tamanho maior!
  • Escolha modelos que você possa vestir e tirar sozinha. Que facilitem a sua rotina de amamentação, que não fiquem te incomodando o dia inteiro.
  • O ideal é que você espere pelo menos 48h após o parto para começar a usar a cinta, especialmente as mulheres que fizeram cesariana pois, este é o prazo normal que o intestino volta a funcionar e é legal ter certeza que está tudo bem antes de sair “apertando” as coisas todas, né? rs

Você pode usar a cinta por quanto tempo achar necessário, até que se sinta segura para sair sem ela. Eu usei com o Pedro até os 5 meses de vida dele e eventualmente quando ia sair pra algum lugar, passar o dia fora e etc. Com a Cacá, usei por até quase 1 ano de vida dela, como optei pela cinta tipo body, conseguia usar com mais modelos de roupas e aproveitei bastante.

Se você está montando o seu enxoval de mamãe, minha dica é que você invista mesmo em um bom modelo, um modelo mais caro mas, de qualidade e, teste. Só usando para saber se ele será adequado para você, se você vai se adaptar ou não.

As melhores cintas pós parto (na minha opinião):

Não esqueça: a cinta é para te deixar segura e confortável, e não “magra”. Não caia na armadilha desta neura pós parto, tudo tem seu tempo, um corpo que se transformou em nove meses não vai voltar ao que era antes do dia para a noite, né?

Quando esta fase de reencontro com seu novo corpo de mãe passar, você se sentirá segura para voltar a usar toda a roupa íntima que sempre usou ou, descobrirá novas, que se adequam melhor ao seu momento. Aqui no blog tem um post super completo falando sobre todos os tipos de calcinhas e sutiãs para todos os tipos de corpos, dá uma olhada clicando AQUI.

Bjs ;)

22 comentários

  1. Realmente um otimo item… mas eu fiz ao contrário, primeiro usei uma calcinha pos parto, que foi bem pratica para eu sozinha colocat depois de 1 dia da cesarea…. qdo vi como era bom se sentir segura pedi para minha mãe comprar duas modelo body mas sem sutiã de amamentação, parava embaixo do seio e tinha alças igual de sutiã para a cinta não enrolar na barriga…. usei por uns dois meses e parei… mas tao aki guardados pra minha proxima gravidez…

    amo seus posts to viciada em ler rsrsrs

    Bjo

  2. BOA TARDE!
    PODERIA ME INFORMAR QUAL A MARCA DAQUELA CINTA COM COLCHETES E TAMBEM DA CALCINHA PRETA REFORÇADA?

    ABS,

    FERNANDA MAGALHAES

  3. Olá, qual a marca dessa cinta dessa cinta “body”, sem pernas, começava na virilha e tinha sutiã de amamentação incluso?
    Você sabe de algum site que vende?

    1. Oi Cristina, a minha era da marca DiLady e eu comprei em uma loja de lingerie no shopping. Normalmente, você encontra neste tipo de loja, ou em lojas de departamento como Renner, C&A, Marisa, Americanas etc. Nunca comprei online! Bjs ;)

  4. Olá!

    Eu usei a calcinha de compressão antes da cinta no primeiro parto (acho que não foi uma boa ideia) e a cinta depois.

    No segundo parto já partir direto para a cinta. Muito melhor a experiência.

    Abraços.

    Parabéns pelo blog!

    Olá!
    Com dois meses após o parto já tinha perdido os 10 kg que ganhei na gestação, como você, sem dieta, só com amamentação. Além disse, a cinta foi uma grande aliada.

    Parabéns pelo blog.

    Abraços

    https://sonhadamaternidade.blogspot.com.br/2016/05/a-cinta-pos-parto-grande-aliada-na.html

  5. Loreta boa tarde.
    Eu comprei uma cinta de colchetes e ziper igual a que vc usou mas me incomoda um pouco nas costas onde ela começa abaixo do peito. Com vc fou assim tambem?
    Pensei em comprar a de modelo body mas me disseram que nao tem a mesma compressao na barriga. O que vc achou em relacao as duas? E qual a marca do body?
    Obrigada

  6. Ola,
    Achei o post muito bom! So nao entendi pq vc usou tantas cintas diferentes. Vc pode colocar os links de onde comprar?
    Obrigada

  7. Boa noite, eu mesmo usei cinta nos meus dois partos, eu na verdade já saia da maternidade com a cinta, usei 6 meses e hj eu não tenho que reclamar, até msm que não fiquei com barriga grande ☺️. Eu super indico.

    @modeladora4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.