Categorias Decoração

Casa montessoriana

casa montessoriana

imagem: weheartit

Quando escolhi a primeira escola do Pedro, optei por uma escola de método montessoriano. O que mais me encanta nesta pedagogia é o respeito a individualidade de cada criança e o estímulo do descobrimento á partir de experiências próprias e sensoriais.

Lá na escola, uma das coisas que eu achava mais bacana eram os exercícios de “vida prática”. Estes exercícios estimulam as crianças a interagirem com os objetos do dia a dia, com as tarefas de rotina de uma casa e com isso, promovem a autonomia, o respeito ao próximo e o espírito de colaboração nas crianças.

Aqui em casa, quase sem querer, muitas destas práticas montessorianas já estavam incorporadas. Talvez você nem saiba, mas também tem um “espírito montessoriano”, olha só:

  • As crianças foram ensinadas a vestir e tirar roupas e sapatos sozinhas;
  • As crianças foram ensinadas a abrir e fechar todos os tipos de botões, zíperes, colchetes e velcros;
  • As crianças foram ensinadas a dobrar e guardar as próprias roupas e sapatos em seus devidos lugares;
  • As crianças participam das atividades da casa, á medida de suas capacidades, como: colocar a mesa do almoço, levar o próprio prato para a pia, ajudar a fazer a comida e etc;
  • Todas as “novidades” são apresentadas para as crianças que podem tocar, sentir, cheirar, falar sobre, desenhar sobre, contar uma estória sobre…

 

Aqui em casa a organização dos espaços também receberam esta “inspiração montessoriana”, tudo muito simples de fazer e que pode te ajudar a manter a bagunça em dia. Para incorporar estas práticas na sua casa, olha estas dicas:

  • Torne o ambiente amigável e acessível, armários e prateleiras na altura que as crianças alcancem;
  • Organize os brinquedos em caixas por tema: caixa de lego, caixa de playmobil, caixa de blocos, caixa de jogos e etc;
  • Deixe os materiais de arte e criação acessíveis e de livre uso, potinhos de lápis, giz, pincéis e caixas de papéis podem fazer parte da organização deste espaço, o importante é que eles saibam onde e como guardar tudo no final;
  • Incorpore facilidades em todos os ambientes da casa, por exemplo, no banheiro deixe banquetas para que eles possam lavar as mãos, na cozinha, banquinhos para ajudar com a comida e a louça e assim por diante;
  • No quarto deles, organizei os armários com a ajuda deles e é responsabilidade deles manter os armários em ordem, guardar cada coisa em seu lugar por isso, eles foram envolvidos em todo o processo e está tudo bem acessível.

Claro que todas estas medidas não garantem que a casa fique “um brinco”, tem dias que parece que um furacão passou por aqui mas, eu penso que o “combinado não sai caro” e por isso, depois da bagunça, todo mundo se envolve na organização (mesmo com choro e reclamações) todos sabem de suas responsabilidades e que é preciso colaborar com a mamãe né? rs

A minha experiência com a pedagogia montessoriana é a mais positiva possível, eu acredito muito que não existem modelos ou teorias completas e perfeitas, mas todas elas têm sempre algo de positivo que pode ser aplicado na nossa vida e transformado de acordo com as nossas necessidades e realidade.

Tem mamães que aplicam a pedagogia montessoriana desde o planejamento do quarto do bebê, no próximo post, vou mostrar como funciona e idéias para montar o seu. Aqui em casa, apliquei as idéias de quarto montessoriano depois que eles já estavam maiorzinhos, no quarto de brinquedos. Já mostrei aqui!

No Facebook tem um grupo muito legal de mamães que adotaram as práticas montessorianas na educação dos filhos e dão dicas de brincadeiras, atividades, festas, escolas e tudo mais desta pedagogia. Clica AQUI para conhecer o grupo!

E vocês, já conheciam este método? Já está na sua vida e você nem sabia ou você tem outro método bacana para compartilhar? Conta aí!

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Beatriz Aires de Castro comentou em

    Adorei o site. Como recebo as novidades e novos posts por email?

    1. Loreta Berezutchi respondeu Beatriz Aires de Castro em

      Oi Bia, para receber é só você se inscrever aqui na lateral do blog onde está escrito “receba por email”. Deixa o seu email ali, confirma e pronto! Obrigada! Bjs ;)