Categorias Decoração

Cantinho de leitura: reforma simples pra fazer você mesma

Fazia um tempão que eu queria montar um cantinho de leitura para as crianças! No ano passado, mostrei pra vocês neste post AQUI que resolvi dividir o meu escritório com a brinquedoteca deles e desde então, tem funcionado muito bem!

Para não viver entulhada de coisas, eu sempre faço limpas aqui em casa onde separamos brinquedos, roupas, sapatos e livros para doar e este ano, depois de uma destas limpas de férias, percebi que o volume de coisas deles diminuiu bastante e assim, dava pra montar o tão sonhado cantinho sem precisar de muito espaço e sem gastar muito dinheiro!

Eu queria que o cantinho deles fosse bem aconchegante e convidativo, queria que tivesse uma cara divertida e menos baby, já que os dois estão maiorzinhos e daí, depois de muitas pesquisas de inspiração, resolvi usar coisas que eu já tinha em casa, investir em prateleiras, molduras e em um papel de parede descolado para dar o toque principal do ambiente.

Papel de parede e adesivos são sempre uma ótima idéia para pequenas reformas! São mais baratos e fáceis de instalar e dependendo da área que você quer cobrir, um único rolo já faz a maior diferença, como neste espaço que eu criei!

Olha só como era o “escritórioteca” (escritório + brinquedoteca):

home office

Lado do trabalho…

brinquedoteca

lado dos brinquedos!

O “lado dos brinquedos” estava com este móvel de nichos que na verdade, era o barzinho do meu antigo apartamento em Recife e a mesinha de cabeceira que era do quarto da Cacá. Cada nicho tinha uma caixa de brinquedos e também guardava os livros das crianças.

No “lado do trabalho”, dividi os armários deixando as prateleiras mais baixas para as coisas deles e as mais altas para as minhas coisas, embaixo da mesa ainda tinha 2 baús de brinquedos lotados!

Com a limpa deste ano, os nichos de livros e brinquedos esvaziaram e conseguimos reduzir de 2 para apenas 1 baú de brinquedos. Percebi que poderia me desfazer deste armário de nichos e daí, usei este lado da parede para fazer o cantinho de leitura. Ficou assim:

cantinho de leitura

Usei este papel de parede super estampado com motivos vintage, ele é da coleção Bambino’s da Bobinex. A parede tem 2,66m e eu usei 1 rolo e meio de papel para cobrir tudo, comprei esta prateleira de livros na Etna, o pufe e o tapete de tricô na Tok&Stok e esta mala de viagem eu já tinha!

Ela é da FAD e agora, abriga as fantasias das crianças assim, fica bem cheinha e eles também usam para sentar em cima! As almofadas já eram todas daqui de casa e esta ovelha linda é da Fom!

Olha mais de pertinho os detalhes do papel e da prateleira:

cantinho de leitura

Acima da prateleira, coloquei algumas das nossas fotos prediletas em molduras coloridas e diferentes. Algumas eu já tinha por aqui e outras eu comprei na Kalunga e na Leroy Merlin:

cantinho de leitura

Eu gostei muito do resultado e o custo total desta reforminha foi de no máximo R$ 500,00, incluindo o pufe grande, prateleira, molduras e tapete. Sabe quando você começa a mexer numa coisa e daí o bichinho do “já que…” te pega?

Então, comecei a mexer no escritório e aconteceu um acidente no meu banheiro. O box caiu! Tive que chamar assistência, mexer em tudo e daí, “já que” ia mexer nisso, resolvi mexer também no espelho, molduras de porta…

Comecei a mexer com o papel de parede para o escritório e resolvi finalmente, escolher um também para o meu quarto e assim, terminar uma reforma que eu já havia começado no ano passado. O meu quarto ficou assim:

cabeceira de pallet

A cabeceira de pallet eu já tinha feito para mim e as crianças ano passado, e enrolei super para escolher um papel de parede pro meu quarto porque, eu e o marido não concordamos no quesito cores e estampas!! hehehe

Ele é super tradicional, clássico, neutro… Eu amo cores, estampas, geométricos… Achei este papel que tem uns arabescos bem miúdos prateados em um fundo azul que imita desgastado e finalmente, entramos em um acordo! O papel também é da coleção Bambino’s da Bobinex e acho que também fica lindo para compor um quartinho de bebê!

Coloquei as cores e estampas que eu amo na roupa de cama e achei que ficou uma mescla bacana e aconchegante das coisas que nós dois gostamos! Para fazer esta cabeceira eu usei 2 pallets já tratados que comprei na Meu Móvel de Madeira, eles vem na madeira crua e daí, eu pintei de branco.

A roupa de cama é da Zêlo com almofadas e cobre-leito da Etna, os abajures e pufes laterais (que são de courino e baús) também são da Etna e as cortinas e black-out da Tok&Stok. Eu comprei elas em tamanho padrão e pedi para uma costureira cortar pra mim na medida que eu precisava.

A reforma do cantinho de leitura foi migrando para todos os cômodos da casa, chegou na sala e fiz até um cantinho de café com as máquinas, quadrinhos, carrinho… Ainda não tá pronto, quando estiver eu mostro pra vocês! hehehe

Quem quiser inspirações de cantinho de leitura, lá no Pinterest eu tenho um painel bem bacana, cheio de inspirações que se chama “Cantinhos de Leitura”. Clica AQUI para ver!

E quem quer algumas idéias de livros para começar a mini biblioteca das crianças, aqui os nossos 10 favoritos para crianças a partir de 4 anos:

1 – “Na Garupa do meu Tio” – ed. Cosac Naify

2 – “Uma Lagarta muito Comilona” – ed. Callis

3 – “Zero, Zero Alpiste” – Ed. Saraiva

4 – “Alho por alho, Dente por dente” – ed. Memoria Visual

5 – “As Aventuras de Jájá” – ed. Rocco

6 – “Kalimba” – ed. Kapulana

7 – “Obax” – ed. Brinque Book

8 – “Flavia e o bolo de Chocolate” – ed. Rocco

9 – “Hugo, a Máquina de abraçar” – ed. Salamandra

10 – “Adivinha o Quanto Eu Te Amo” – ed. Martins Fontes

Super difícil selecionar apenas 10 já que, aqui em casa somos apaixonados por livros! Mas estes são os que as crianças vira e mexe pegam para ler e reler. Uma boa alternativa para quem gosta de livros também, e não tem muita certeza sobre quais livros comprar para a idade das crianças, são os clubes de livros com assinatura mensal.

Dependendo do clube, você faz uma assinatura de um valor fechado por mês, e recebe em casa 1 ou 2 exemplares de livros infantis de acordo com a idade cadastrada dos seus filhos.

Eu experimentei estes aqui e gostei:

PetiteBook

Clube do Livro da Sesi Editora

Booxs

Então é isso, agora que tenho oficialmente 2 pequenos leitores em casa, eles ganharam um cantinho especial para seus momentos com os livros. Onde aperta pro tempo passar mais devagar?? hihihi

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    O cantinho da leitura ficou um charme! Adorei!

  2. LARISSA comentou em

    QUERO ACOMPANHAR VOCÊS! ACHEI MUITO INTERESSANTE