Categorias Vida de Mãe

Brincadeiras de Páscoa

A páscoa sempre foi uma celebração meio triste pra mim, foi na páscoa que meus pais se divorciaram e a lembrança de como tudo aconteceu ficou bem forte na minha memória, falei sobre isso neste post AQUI.

Quando meus filhos nasceram eu resolvi que era hora de criar novas memórias, mais alegres e que valessem a pena serem recordadas pra sempre por isso, não abro mão de embarcar com eles na fantasia do coelhinho e seus ovos e fazemos sempre a maior bagunça aqui em casa!

A nossa tradição é assim: a noite as crianças deixam cartinhas e cenourinhas para o coelhinho, depois que eles dormem eu e o papai fazemos as pegadas do coelho que levam ao ninho de ovos. Para fazer as pegadas você pode usar pó de café, farinha de trigo, terra ou guache. Esta última opção é a que faz mais sujeira e vai demandar esfregar bem o piso depois! rs

Com as crianças crescendo acho que dá para inovar nas brincadeiras, daí dei uma busca pela internet e olha só que idéias legais que eu encontrei:

Pescaria de ovos

brincadeiras de pascoa pescaria de ovos

Esta brincadeira é muito bacana! Você pode usar uma bacia grande, uma banheira de bebê sem uso, oferecer escumadeiras ou coadores e deixar as crianças se divertirem! Usando os ovinhos de plástico basta colocar na água, se for usar ovos reais lembre-se que eles afundam por causa do peso então, fique de olho na criançada!

Corrida de ovo

brincadeiras de pascoa corrida de ovo

Nossa, eu brinquei muito disso!! Se você tem espaço na sua casa ou se costumam passar a páscoa na casa dos avós com toda a família reunida, será diversão na certa! Você vai precisar de ovos e colheres, cada criança tentará percorrer uma distância estipulada equilibrando o ovo em sua colher, quem chegar primeiro com o ovo intacto, ganha!

Caça aos ovos

brincadeiras de pascoa caça aos ovos

Esta também é outra que eu brinquei muito na casa dos avós com os meus primos! Dá pra fazer mesmo no apartamento, esconda ovinhos de páscoa, distribua cestinhas e deixa a criançada se divertir procurando. Para os maiores (a partir de 6 anos) dá pra incrementar a brincadeira oferecendo pistas e enigmas! Muito legal!

Cenoura de massinha

brincadeiras de pascoa cenoura de massinha

Se você (assim como eu) é meio avessa aos delírios e excessos de chocolate para as crianças, olha que legal esta idéia! Compre sacos de confeitar e preencha com massinha laranja, amarre com fita verde e pronto, você terá cenouras de massinha! Aposto que as crianças se divertem!

Máscara de coelhinho

brincadeiras de pascoa mascara

Mega simples de fazer, esta máscara de bigodes pode ser enfeite do canudo e fica divertido assim ou, você pode colar em palitos de churrasco e deixar a criançada se divertir!

Pintura em ovos

brincadeira de pascoa pintura em ovos

Esta brincadeira é um pouco mais delicada! Super tradicional nos países europeus, especialmente na Rússia (país da nossa família) os ovos coloridos artesanalmente são verdadeiras obras de arte. Para fazer você vai precisar de: ovos comuns, agulha, canetinhas, pincel e guache. Antes de começar você precisa esvaziar os ovos, esta é a parte mais “complicadinha”, usando a agulha, faça dois furos no ovo, um em cada extremidade, um furo voce vai assoprar e o outro vai deixar vazar o conteúdo da casca. Com os ovos vazios, basta soltar a criatividade e decorar á vontade porém, com delicadeza, as cascas vazias são ainda mais frágeis!

 

E se você está bem empolgada com a páscoa (como eu), olha que idéias bacanas para decorar a casa e fazer uma verdadeira festa:

brancadeiras de pascoa festa

Muito simples de produzir: tecidos estampados diferentes, bandeirola que pode ser de tecido ou papel, docinhos, coelhinhos…

brincadeiras de pascoa festa2

a mesa de comidinhas ficou linda com cupcakes de orelhas, ninhos de ovinhos e biscoitos decorados! Esta idéia é do hostessblog.com

 

Posso confessar que já estou ansiosa para o dia da páscoa? hehehehe

Bjs ;)

Ps: as idéias vieram do Pinterest, já segue a gente lá? :)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Isabelle Jácome comentou em

    Adorei a ideia da pescaria de ovos. Por aqui geralmente tem caça aos ovos, inclusive fomos ao Parque das Dunas (parque ecológico em Natal – RN) e estava tendo uma brincadeira deliciosa para acharmos ovinhos de páscoa (de plástico) em meio a natureza, para os mais novos uma área com pegadas de coelhos e para os mais velhos mapinhas do “tesouro”, foi delicioso, ficam também as dicas!

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

    1. Loreta Berezutchi respondeu Isabelle Jácome em

      Ah que delícia!!! Caça aos ovos com muito espaço e muitos amigos é sempre mais divertido, né? Obrigada!
      Bjs ;)