Categorias Receitas

Faça você mesmo: bolo de aniversário para festa circo

Contei pra vocês neste outro post AQUI que, no ano passado, a Cacá me pediu uma festa circo! Eu adorei a idéia da pequena porque, fugia do convencional “princesas e cor de rosa para meninas” e, com um tema destes, você pode se jogar em cores, estampas, padronagens e fica tudo muito lindo e alegre!

Além de escolher o tema da festa de aniversário, as crianças aqui em casa sempre escolhem os sabores do bolo de aniversário. A Cacá sempre curtiu mais “bolo branco” do que bolo de chocolate mas, desde o ano passado, se rendeu à paixão de todas as crianças e passou a amar bolo de chocolate, mas sem a cobertura de chocolate, ela acha que fica muito “melequento” hehehe

Ela me pediu um bolo que fosse “chocolate por dentro e branco por fora”, quando ela me contou, fiquei pensando que, para atender este desejo, poderia fazer um bolo sabor chocolate e com cobertura branca mas, a Cacá é bem exigente, ela não gosta de leite condensado, pasta americana, chantilly e marshmellow (mole) então, fiquei meio perdida: o que usar como cobertura?

Primeiro, pensei no chocolate branco mas, depois da experiência na festa Frozen, em que descobri que o chocolate branco fica amarelado quando a gente derrete, descartei a idéia e então, pensei no glacê real, mas o glacê real tem a questão de endurecer e então, pode “quebrar” ao espetar a vela ou o topo e estragar a decoração.

A saída, foi fazer uma cobertura de suspiro mole, ele dá uma leve endurecida, não ficou tão doce e pude usar muitos confeitos coloridos que ajudaram a compor a mesa super alegre da festa!

festa circo vintage

Para fazer uma cobertura assim, a receita é a seguinte:

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro ou glaçúcar;
  • 1 clara de ovo;
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • confeitos coloridos pequenos
  • confeitos pérola

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes (menos os confeitos) na batedeira em velocidade alta por 5 minutos ou, até que ela esteja firme o suficiente para virar de cabeça pra baixo sem cair. Você pode controlar a firmeza colocando mais ou menos açúcar, o tempo de batedeira também influencia na firmeza do suspiro.

Espalhe a cobertura no bolo frio, jogue os confeitos coloridos, limpe a base do prato e coloque as pérolas comestíveis para finalizar. Leve a geladeira para dar uma endurecida e só tire algumas horas antes de cantar parabéns.

O ideal é fazer o bolo no mesmo dia da festa assim, você garante que ele ficará macio e molhadinho por dentro. A cobertura de suspiro não suporta temperaturas muito quentes e por isso, deve ficar na geladeira até poucas horas antes do parabéns.

Para finalizar a decoração do bolo, eu fiz uma tenda de fitas usando fita de cetim e palito de bexiga e também, varal de bandeirolas usando canudo de papel e papel estampado.

O suporte de bolo ganhou uma saia de tule azul para deixar a mesa mais alegre e “quebrar” um pouco do vermelho onipresente. Para fazer eu usei:

  • 1 metro de tule azul royal
  • fita de cetim grossa e
  • cola quente

O efeito plissado é bem simples de fazer, bastar dar uma “dobradinha” em cada colada que você der na base depois, com a fita de cetim grossa, finalizar cobrindo a cola. Eu não medi a altura da saia, deixei no tamanho natural do tule que comprei e depois de colado, passei a tesoura reta e garanti este plissado “avoado”.

festa circo

 

Ah, sobre o bolo de chocolate, é um bolo comum, usei ganache de chocolate como recheio e para deixar bem molhadinho, usei leite na base de baixo e depois, na base de cima, regando o bolo todo mesmo!

Tô ficando craque em bolo de aniversário das crianças! hihihi Depois me contem suas técnicas e segredos e quem testar esta aqui, vem me contar os resultados, ok?

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

1 comentário via blog

  1. Fernanda Lucena comentou em

    Oi Loreta
    Aqui na minha região (Caruaru/Pernambuco) o comum é fazer bolo de pasta americana, personalizado com o tema da festa. Acho super legal quando vejo festas com bolos ‘comuns’, que dá pra ver que a mãe/avó quem fez. É tão mais pessoal, mais carinhosos hehehehe
    Adorei!

    Bjoooooooooos