Categorias Vida de Mãe

Aulas de rock para crianças: na batida do coração

Eu já contei pra vocês por aqui, que sou uma pessoa super “musical”. Faço tudo embalada por música e não consigo imaginar a minha vida sem música!

Quando engravidei, comprei cds de clássicos do rock com arranjos especiais para bebês, criei cds com a minha própria trilha e assim, pra mim, sempre foi muito natural que as crianças nascessem e crescessem embaladas por música!

E não é só doidera da minha cabeça, a música é comprovadamente fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Ela ajuda a desenvolver e capacitar habilidades cognitivas, emocionais, linguisticas, auditivas, desenvolve a criatividade, imaginação, capacidade de empatia e trabalho em equipe e, se houver contato com instrumentos (além da voz), também promove habilidades de coordenação motora que farão muita diferença na vida adulta!

Daí que, aqui em casa, as crianças foram crescendo com muita música, cantoria, brincadeiras, danças e bandas de rock. Aos poucos, começaram a desenvolver suas preferências musicais e eu nem preciso dizer pra vocês que, morro de orgulho quando o Pedro conta que sua “música” predileta é o rock e que suas bandas prediletas são o Kiss, Queen, AC/DC e Black Sabbath <3

A Cacá, curte Cazuza, Cássia Eller, Legião Urbana e The Beatles e assim, pai, mãe e filhos ficam muito contentes em poder colocar no carro, uma música que todos curtem! Tem coisa melhor do que poder dividir nossas paixões com os nossos filhos?

Diante de todo este cenário, seria meio óbvio imaginar que eu logo colocaria as crianças para fazerem aulas de música mas, o engraçado da coisa é que, apesar de eu mesma ter estudado piano clássico na infância, no meu “Manual da Boa Mãe” não estava incluído ensinar as crianças a CRIAREM música.

A música sempre fez parte da minha vida, mas como ouvinte, nunca como produtora e então, quando o pessoal da School of Rock entrou em contato comigo para me apresentar a proposta deles, eu parei e pensei: Caramba! Como é que isso nunca me passou pela cabeça?

Era óbvio, uma escola de música poderia ajudar o Pedro a desenvolver melhor sua comunicação, falar melhor, articular melhor, desenvolver a coordenação motora, ajudá-lo a se concentrar e, quem sabe, fortalecê-lo para lidar melhor com o bullying que anda sofrendo na escola (depois conto sobre isso!).

E para a Cacá, quem sabe poderia ajudá-la a perder um pouco a timidez, a se enturmar com mais facilidade, a não ter medo de falar em grupo, de expor suas idéias e opiniões para o mundo, seria ótimo!

Achei tudo incrível mas, quando o título “Escola de Música” bateu, me lembrei das aulas de piano da infância. Eram tãoooo chatas, tãoooo cheias de teorias, eu acho que passei meio ano aprendendo sobre notas, escalas e partituras antes de finalmente, me sentar ao piano. Não era isso que eu queria para os meus filhos!

E a School of Rock é exatamente o oposto! A metodologia de ensino deles é 100% prática ou seja, as crianças aprendem as teorias de posse de seus instrumentos, fazendo seus próprios testes, criando suas próprias experiências e assim, se apaixonando por música também!

Fiquei super animada para conhecer de perto, falei com as crianças e eles toparam na hora! O Pedro estava louco para poder tocar bateria e a Catarina se animou em poder “tocar numa banda”.

Marcamos um dia e fomos até lá, conhecer como tudo isso funciona na prática!

IMG_1702

A proposta da School of Rock é ensinar música para todo mundo, independente do seu nível de conhecimento ou habilidade musical. A metodologia de ensino divide os alunos por idade e nunca por nível de habilidade desta forma, desde uma criança que nunca teve contato com música, até um adolescente que já toca de maneira autodidata, encontram espaço para aprender e aprimorar seus talentos.

Funciona assim:

Crianças à partir de 3 anos e até os 5 anos fazem aulas em grupos, é o Little Wing. Nestas aulas, eles têm uma introdução ao mundo da música com atividades de musicalização, primeiros contatos com instrumentos, uso da voz, desenvolvimento da lingagem e identificação de sons e ritmos. As aulas são sempre com um professor e em grupos de até 5 crianças.

IMG_1713

Cacá participando da aula com a turminha Little Wing, professor Murilo adorado pelos pequenos!

Crianças de 5 e 6 anos, fazem parte da turminha Rookies, nestas aulas, o professor já orienta as crianças para a experimentação com instrumentos musicais. Elas são incentivadas a descobrirem quais seus instrumentos prediletos e assim, começam a entender como funciona uma banda.

IMG_1709

As aulas da turminha Rookies acontecem no estúdio onde a banda ensaia!

De 7 a 11 anos, as crianças fazem parte do Rock 101, aqui as aulas são sempre individuais, com os alunos tocando seus instrumentos escolhidos e ensaiando para a apresentação com a banda, que é o momento onde todos se encontram para tocarem juntos e interagirem.

IMG_1723

Pedro fazendo aula de bateria! Ele nunca tinha tocado e em 10 minutos, já estava tocando o comecinho de We will rock you, do Queen! Muito amor! <3

As aulas têm duração de 1h para todos os níveis, com ensaio da banda (para os integrantes do Rock 101) de mais 1h30 e podem ser feitas de 1 a 6x por semana, de acordo com o que vocês quiserem!

De 12 a 17 anos, os adolescentes (porque não pode chamar de criança, né? Hahaha) fazem parte do grupo Performance. Eles treinam individualmente e ensaiam juntos para apresentações reais que acontecem em casas de shows e bares de Rock importantes da cidade, a carga total de aulas é de 3h. Imagina você indo até uma casa de show ver seu filho tocar? Ou melhor, você tocar numa banda com seu filho? <3

IMG_1719

Aperfeiçando para a apresentação com a banda!

O que mais me encantou na School of Rock foi justamente o respeito às individualidades e a desobrigação de ser “incrível” , que hoje em dia parece ser uma constante em tudo o que se propõe a aprender.

Na School of Rock, cada criança tem seu ritmo, preferências, necessidades e potencialidades respeitadas e por isso mesmo, ouso dizer, que funciona muito melhor!

É completamente diferente e muito mais produtivo quando se aprende algo com prazer, quando o lúdico é justamente o objeto de estudo e quando o que você é, já é o máximo! Em quantos lugares se pode encontrar isto, hoje em dia?

Eu passei cerca de 3h dentro da School of Rock, pude acompanhar as aulas dos meus filhos, observar outras crianças que já faziam aulas individuais e no fim, assistimos um pouco do ensaio da banda, saí de lá com os olhos marejados!

Eu não estou sendo exagerada quando digo pra vocês que, ver uma criança, (o seu filho ou o filho de quem for), CRIAR música “do nada”, ver a carinha de satisfação deles ao acertarem uma nota, ver a alegria em estarem todos no mesmo ritmo quando trabalham em conjunto, e ver este ritmo tomando conta de suas vidas, compassado pelas batidas dos pézinhos, enche o coração de alegria, é mágico!

IMG_1732

Ensaio geral! As crianças, de todas as idades se encontram, trocam experiências, aprendem a respeitar os talentos uns dos outros e trabalhar em equipe. Incrível ver acontecer diante dos seus olhos! <3

Pedro e Catarina saíram de lá enlouquecidos, só falam disso e eu, me apaixonei completamente! Com certeza é a minha escolha de atividade extracurricular para este novo semestre e, se eu ainda não te convenci e você quer conhecer também, entre em contato com o pessoal da escola e marca para ir lá fazer uma aula experimental também

School of Rock

Av. Dos Chanés, 263 – Moema – SP

Fone: (11) 3569-3016

saopaulomoema.schoolofrock.com 

Ah, lá na School of Rock também dá pra fazer uma festa de aniversário Rock’n Roll! A festa acontece no ambiente da escola, as crianças convidadas participam de aulas instrumentais, ensaiam bastante e no final, se apresentam para os pais e mães que chegam na hora marcada com seus ingressos para o “show”. Com certeza é uma festa pra ficar na memoria para sempre!

Adivinha se eu já não estou aqui tentando convencer alguém a querer uma assim para o ano que vem? hehehe

festa rock1

festa rock3

docinhos temáticos, crianças felizes e AC/DC, Guns e Kiss tocando juntos! Onde mais você poderia encontrar tudo isso?? Hihihi

E quem quiser fazer um test drive, de 20 a 30/07 a School of Rock oferece o Curso de Férias para crianças de 7 a 12 anos, excelente oportunidade para conhecer e ver se as crianças curtem também!

Por aqui já está decidido, aulas de rock para as crianças sim! Desenvolver todas as capacidades dos meus filhos para que eles “arrebentem” no palco, e na vida, é com certeza o meu objetivo de mãe!

E se isso pode ser feito com música, amor, brincadeira e de maneira desconstruída e desobrigada, tô dentro!

E então, lets rock?

#ficadica

Bjs ;)

 

artigo patrocinado

Deixe seu comentário

Comentários