Categorias Decoração

As melhores idéias para um quarto montessoriano

Eu já falei algumas vezes aqui no blog sobre a decoração, brinquedos, educação e toda a filosofia montessoriana (pra relembrar, clique AQUI) e, como ela é simplesmente maravilhosa para a primeira infância de nossos pequenos, o assunto nunca se esgota!

Estes dias, uma seguidora me pediu lá na Fanpage (curte a gente lá Bagagem de Mãe) para falar sobre como montar um quarto montessoriano sem precisar gastar tanto dinheiro então, vamos lá!

O princípio básico da filosofia montessoriana é que as crianças tenham liberdade para criar, explorar, descobrir e assim, conquistarem sua autonomia. Tudo isso se aplica na hora de montar o quartinho e começa com a escolha dos móveis e elementos que vão compor este ambiente.

Ao contrário do que todo mundo pensa, montar um quarto montessoriano pode ser mais barato do que montar um quartinho tradicional cheio de móveis e tudo mais. No quarto montessoriano, a primeira coisa que você precisa saber é que aqui, não tem berço, nem mini cama, nem cama com escorregador e similares.

A cama do bebê/criança é no chão! Isso mesmo, o ideal é que seja apenas um colchão baixinho para que a criança possa se movimentar com liberdade pela cama e pelo chão, sem correr o risco de cair e se machucar!

quarto montessoriano m5 m7

Para garantir que o chão também será seguro, muitas mães optam por revestir o chão com carpetes bem coloridos e lúdicos ou, utilizar um tipo de revestimento especial que não deixa o piso ficar gelado e oferece maior segurança aos pequenos!

Na primeira fase da vida (até os 36 meses) incluir um espelho e barras laterais nas paredes para que o bebê possa se ver e treinar seus primeiros passinhos, é uma ótima idéia para estimular o desenvolvimento.

 

quarto montessoriano m6 m9 m13

A barra na parede pode ser feita com varão de cortina ou, comprada em casas de materiais para construção, no setor de segurança e acessibilidade.

Outra coisa fundamental no quartinho montessoriano, é que a criança tenha tudo sempre ao seu alcance: brinquedos, roupas, livros…

quarto montessoriano m8

Você pode até criar um closet em tamanho miniatura para que a criança aprenda desde cedo a se organizar, guardar roupas e sapatos e fazer suas próprias escolhas na hora de vestir:

m12

Ter uma área de “trabalho” é muito importante para a criança criar e por isso, mesinhas e cadeirinhas são fundamentais neste espaço.

Permitir que a criança tenha autonomia e se desenvolva com liberdade não significa que ela não terá limites, muito pelo contrário! Na filosofia montessoriana, justamente por ser a própria criança a “responsável” por seus brinquedos e espaço, ela também é sempre estimulada a recolher, guardar e organizar tudo o que utilizou.

Se você já tem os móveis todos ao alcance de suas mãos e olhos, facilite com organizadores simples, etiquetados ou com desenhos que indiquem aonde cada uma das coisas deve ser guardada depois da brincadeira.

E se você quiser deixar o quartinho com um ar ainda mais lúdico e especial, as “camas casinhas” cumprem este papel com certeza! As crianças adoram!

quarto montessoriano m14

Para que o custo do seu projeto de decoração não extrapole o orçamento, invista em maneiras inusitadas de utilizar as coisas. Por exemplo, baldes e cestos de lavanderia podem ser usados como organizadores de brinquedos, antigos móveis podem ser reciclados para se transformarem em nichos, prateleiras e mini closets, pallets são sempre uma boa idéia para criar móveis do seu jeito sem gastar muito e com um acabamento caprichado, fica tudo muito lindo e com cara de móvel de design!

Lá no Pinterest, criei um painel especial com as melhores idéias para montar um quarto montessoriano que eu garimpei. Todas as imagens deste post e links com maiores explicações estão neste painel, clica AQUI para ir lá e já aproveita para me seguir por lá também! ;)

Aqui em casa, o Pedro e a Catarina tiveram a primeira fase da vida toda baseada nesta filosofia montessoriana e até agora (ele aos 9 anos e ela aos 7) posso dizer pra vocês que, isso os ajudou muito a criarem independência, a terem o pensamento crítico, a se organizarem e colaborarem comigo e com o pai deles.

Na minha experiência de mãe, posso garantir que vale muito a pena investir nestas pequenas mudanças no ambiente para estimular os pequenos a se desenvolverem sem pressa, no tempo deles e com muita liberdade para aprender, descobrir e criar!

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Betânia Nascimento comentou em

    Adoro as teorias montessorianas e tento aplicar na educação dos meus netos, os resultados são sempre positivos. Amei as ideias. Parabéns Bagagem de Mãe!!

  2. Maria Dionisio comentou em

    Olá bom dia. Adorei o nome do seu blog. Tenho quatro filhoa e ecreite sei muito bem o que se pode “encontrar” na mala da mãe!