Categorias Moda

Armário Cápsula em 5 passos

Já fiz alguns posts por AQUI falando mais detalhadamente sobre o Armário Cápsula e porque eu decidi seguir este “estilo” (?) de vida. Mas, como vira e mexe muita gente me pede um passo a passo mais simplificado para quem quer começar do zero, resolvi fazer um “mini guia” do Armário Cápsula em 5 passos.

Apesar de serem apenas 5 passos essenciais, não vou negar que cada um dos passos requer tempo e paciência mas, é de extrema importância que você não pare no meio, tá? Começou o primeiro, vá até o último!

Só assim pra você poder vivenciar a experiência de reduzir o seu guarda-roupas e descobrir se isso vai funcionar para você e o seu estilo de vida! ;)

Então, sem delongas, vamos lá:

Passo 1 – Conhecer o seu armário

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu armário! Você pode até achar que sabe exatamente tudo o que tem lá dentro mas, vai por mim, se você está se propondo a este desafio é porque, com certeza, está meio perdida no mar de roupas, sapatos e acessórios.

E tudo bem!

Quase ninguém conhece de verdade tudo o que tem no armário, acho que a gente tem meio que uma tendência de acumular coisas, seja por motivos afetivos ou sem motivo nenhum. Fato é que, a gente sempre tem muitas peças que nem lembrava que tinha, e usa sempre as mesmas que a gente ama para o dia a dia.

Então, a primeira coisa que você vai fazer é tirar TUDO do seu armário, tudo mesmo! Vá colocando na cama, no chão, pendurando na parede… Precisa estar tudo á vista, para que você possa se dar conta da quantidade e tipo de coisas que você tem no armário.

armario capsula

Passo 2 – Triagens

Agora que você está olhando de verdade para tudo o que você tem (e talvez, se assustando!) você precisa fazer triagens! São várias etapas e a primeira delas eu vou chamar de triagem básica!

 

A triagem básica serve para você não tomar um choque muito grande ao ter que abrir mão de muitas coisas e ela consiste basicamente em separar as roupas pela estação do ano. Por exemplo, se você está começando esta organização no inverno, tire todas as peças de verão e separe para serem estocadas (mantidas) em outro espaço que não seja o seu guarda-roupas. Tire da sua vista!

E por quê separar primeiro assim?

Porque temos a tendência em doar aquelas peças que não vemos muita necessidade no momento atual, se você está no inverno, vai achar super fácil se desfazer de blusinhas e biquinis que depois, quando você estiver no verão, poderá sentir falta, entendeu?

Agora que você já separou as roupas pela estação do ano, vamos para a segunda triagem que eu vou chamar de triagem qualitativa!

Na triagem qualitativa você vai separar as peças da estação atual em 3 montes: Manter, Doar e Consertar. Se você é adepta de vender as suas coisas usadas, pode incluir mais um monte que será o de coisas a vender!

Não precisa de muita explicação. né? Não se apegue a quantidades, apenas separe de acordo com o seu coração! Lembre-se que as peças que estarão no monte de peças a consertar são peças que serão mantidas também!

Eu espero que você tenha sido generosa e que esta segunda triagem tenha reduzido bastante as suas coisas. Se o seu monte de coisas a doar/vender ainda está pequeno, refaça!

Pronto!

Agora que você separou os montes, tire da sua vista o monte de peças que você vai doar/vender e o monte de peças que vão para conserto!

Deixe a vista as peças que você quer manter e vamos para o terceiro passo!

armario capsula

Passo 3 – Encontre sua paleta/estilo

Agora é talvez o passo mais complicado da coisa toda! Olhando para as peças que ficaram, que você deseja manter, você deverá encontrar a sua paleta de cores ou o seu estilo.

Fazer isso vai te ajudar a entender as suas preferências e facilitar na hora de montar looks. A idéia geral do armário cápsula, e para que ele funcione, é que as peças que você tem são “cambiáveis” ou seja, tudo combina ou complementa tudo! Desta maneira, você terá sempre muitos looks apesar das poucas peças!

Para encontrar esta paleta/estilo comece olhando as cores do que você separou: tem mais preto? Mais branco? Mais cinza? Mais básicos? Mais estampas?

Separe as peças por cores, estampas e texturas, olhando para elas encontre aquelas que parecem fora do padrão do seu armário. Sempre tem aquela blusinha que não combina com nada (ou apenas com 1 calça específica) que você comprou porque achou linda, ou tava em uma super liquidação, ou era tendência no momento e no fim, você usou poucas vezes ou nem lembrava que ela estava lá.

Tire estas peças que destoam, se você ama muito algumas delas, não se preocupe! Você não vai precisar dar embora! Apenas separe!

Neste post AQUI eu falo mais sobre como consegui encontrar a minha paleta de cores e o meu estilo mas, basicamente, você vai precisar encontrar um tipo de conexão entre as suas peças de roupas.

armario capsula

Passo 4 – Montando Looks e encontrando o número ideal de peças

Depois que você já identificou quais são as suas cores/estilo ou tendência de estilo, é hora de identificar quais são as PEÇAS CHAVE do seu armário.

A peça chave é aquela basicona que, não importa qual é o seu estilo, sempre consegue combinar com tudo! Exemplos de peças chave:

  • Calças jeans (de todas as cores e modelagens)
  • Calças de alfaiataria ou mais sociais
  • camisetas e camisas brancas, pretas e cinzas
  • jaquetas jeans, de couro ou tricôs básicos
  • casacos maiores tipo sobretudo ou trench coats

 

Pegue todas as peças chave e separe em partes de baixo e partes de cima, vamos começar pelas partes de baixo!

Ainda que você tenha 20 calças jeans no guarda-roupas, certeza que tem 1, 2 ou até 3 que são as mais amadas, usadas, confortáveis e queridas de todas. Este é um bom parâmetro para começar a sua seleção!

Eu tinha 20 calças jeans e só usava 5 daí, olhei para estas 5 e fui entender por que eu só usava elas se tinha tantas outras. Descobri que estas 5 tinham a modelagem que eu mais gostava, a altura, o conforto e especialmente, eram as calças que eu mais conseguia combinar com partes de cima.

Não tive dúvidas! Mantive apenas estas 5!

No meu caso, meu trabalho é bem despojado e não exige o uso de roupas mais formais então, eu mantive apenas 2 calças de alfaiataria para o caso de precisar me vestir mais formalmente mas, se você precisa de roupas mais “sociais” para trabalho, talvez o seu número de calças jeans deva ser menor que o número de calças sociais.

Para o seu armário cápsula funcionar, ele precisa te atender e estar de acordo com o seu ritmo, dia a dia e necessidades! Não esqueça disso!

armario capsula

Depois que você já tem o seu número de partes de baixo, pegue as partes de cima é vá formando looks. O ideal é que todas as partes de baixo combinem com todas as partes de cima e principalmente, que você goste de usar este look, que ele seja confortável e não seja um desafio em si.

Parabéns! Você já tem looks montados!

O ideal é que cada parte de baixo combine com pelo menos 5 partes de cima, os excessos devem ir para doação e então, vamos para a terceira peça!

A terceira peça são as jaquetas, casacos, trench coats, coletes, boleros e afins. O ideal é que eles combinem com todos os looks que você montou, se você conseguiu isso, sucesso!

Atente-se então para as quantidades! Vai por mim, você não precisa de 5 jaquetas jeans de comprimentos diferentes, 3 blazer pretos, 2 jaquetas de couro, 3 trench coats, 5 coletes… Um de cada é o ideal!

É claro que o seu armário também terá peças únicas! Os vestidos e macacões podem e devem compor o seu armário e aí, de novo, tudo vai variar muito do seu estilo e necessidades no dia a dia.

Eu gosto de comprimentos midi e de longos e prefiro os vestidos às saias então, no meu armário, tem mais vestidos do que saias! Tenho 2 básicos pretos para o dia a dia, 1 de festa, 2 midis, 2 longos e 1 macacão.

Apesar de serem peças únicas, todas elas compõem looks com peças de cima e especialmente, todas combinam com todas as minhas terceiras peças (casacos e jaquetas).

Neste processo de montar os looks, você vai perceber que algumas peças de roupas ficaram de fora! Normalmente, são as peças que são mais difíceis de compor daí, é hora de olhar para estas peças que não combinaram muito com nada e ter certeza de que vale a pena mantê-las.

Ás vezes, a peça que está de fora é justamente aquela blusinha baphônica que arrasa em festas e eventos e que não precisa de mais nada! Este tipo de peça, é claro que deve ser mantido!

Mas se ela for só mais uma blusinha, calça, vestido ou jaqueta que você comprou por impulso, é hora de dar tchau!

armario capsula

O seu armário cápsula está quase pronto, faltam os sapatos!

A lógica para os sapatos é a mesma que usamos para as calças e partes de baixo: quanto mais looks 1 par compõe, melhor! Se você (como eu) tem muuuuitos sapatos, vai precisar começar a triagem toda de novo!

Separe por estação do ano, depois em pilhas de manter, doar ou consertar e depois, comece a testar os pares de sapatos com os looks que você já tem formados. Claro que, os modelos mais básicos (nudes, pretos, caramelo) vão combinar com mais coisas daí, faça a triagem por quantidade!

Você precisa mesmo de 3 sapatilhas pretas? De 2 sandálias caramelo? De duas botas baixinhas? De 5 scarpins?

Ajuste as quantidades e não esqueça de levar em consideração aquelas peças que chamamos de statement: as peças baphônicas que por si só arrasam e merecem ficar no armário!

armario capsula

Passo 5 – Manter-se na linha!

Conte as peças que você tem agora no armário! No projeto original do armário cápsula, o número era 37 peças mas, isso não é mandatório!

Pode ser que o seu primeiro armário cápsula tenha 50 ou 100 peças, o que determina a mudança é a quantidade anterior, sabe? Por exemplo, eu tinha mais de 500 peças de roupas antes do meu primeiro armário cápsula, na minha primeira contagem fiquei com quase 90 peças.

A redução foi enorme, certo?

Entenda que, a idéia não é que seja um desafio e sim, que facilite a sua vida e o seu dia a dia então, não se prenda ao número total! Se prenda a facilidade que e seu novo armário vai trazer na sua vida!

No primeiro mês, você pode ficar meio perdida, sentir necessidade de incluir outras peças, ir atrás daquelas que você tirou de vista e estão estocadas ou ainda, o tempo simplesmente mudar e você perceber que está desprotegida. Mas fique na linha!

Isso significa que, ainda que você sinta a maior necessidade de mais 1 jaqueta jeans, ou que a loja que você ama entre na maior liquidação dos últimos tempos, não aumente seu número de peças. Faça trocas!

Se entrar 1 camiseta, sai 1 camiseta! Se entrar 1 vestido novo, sai 1 vestido velho assim, você mantém o número, os looks combinando e passa a pensar melhor antes de sair comprando!

Outra coisa bacana que eu faço é anotar as peças que senti falta naquela estação, faço uma listinha de coisas que eu realmente senti necessidade e outra de coisas que eu apenas desejei. Na hora da troca de estação, eu olho para a listinha e vejo se realmente aquilo é uma real necessidade e se o meu desejo está dentro do meu orçamento e se vai combinar com as peças que já tenho!

Sim, você vai trocar o armário cápsula a cada nova estação do ano até que consiga ter 1 armário só que atende o ano inteiro. Eu consegui isso depois de 1 ano de experiência e hoje em dia, tenho no meu armário 76 peças que são as únicas coisas que tenho mesmo e me atendem em todas as estações.

É sempre bom lembrar que, as suas roupas de ginástica, pijamas, lingerie ou específicas de algum tipo de atividade que você pratica, não entram na contagem do armário cápsula já que (teoricamente) não compõem looks do dia a dia.

Começar o armário cápsula me ajudou a economizar muita grana, espaço e tempo! Além disso, me ajudou a me reencontrar comigo mesma! A redescobrir quem eu sou, as coisas que realmente gosto, qual é o meu estilo e por que.

Com a chegada do Pedro e da Cacá, eu passei muitos anos sendo MÃE e me baseando nesta nova função para escolher as minhas roupas, sapatos, acessórios e até maquiagens e perfumes. Eu me perdi de quem eu era e agora, me reencontrei e isso é bom demais!

Vocês já sabem que eu sempre compartilho os looks e achados do armário cápsula lá no meu instagram, né? Me segue lá (@bagagemdemae) e compartilha comigo as suas dúvidas, descobertas e looks para nos inspirarmos umas nas outras!

Prometo que vou fazendo posts com mais detalhes sobre cada tópico, conforme eu for descobrindo mais coisas, ok?

Bjs! ;)

armario capsula

Não seja a Becky Bloom! =)

Deixe seu comentário

Comentários