Categorias Moda

Armário Cápsula: como escolher sua paleta de cores?

Quando comecei a pesquisar e ler sobre o conceito de armário cápsula, vi muitas dicas sobre começar pela paleta de cores. Mas, como escolher sua paleta de cores?

armario capsula

Eu não sei vocês, mas eu nunca tive nada super definido na minha cabeça sobre quais eram as cores que eu mais gostava e mais comprava. Eu até tinha uma certa noção de que os pretos e cinzas eram maioria no meu armário, mas confesso que nunca cheguei a reparar se eu comprava ou escolhia mais pelas cores ou pelos modelos, sabe?

Por exemplo, se eu me apaixonava por uma peça de roupa, ela normalmente seria nas cores que eu mais gosto e teria a modelagem, estrutura e detalhes que eu mais gostava, certo?

Mas, quais eram estas cores, texturas, modelagens, detalhes? Eu sabia exatamente o que eu gostava mesmo, o que caia bem em mim? O que me deixava feliz e me sentindo linda e poderosa?

Não, eu não sabia!

Mas eu sabia as coisas que eu não gostava então, comecei pela eliminação destas coisas. Rosa neon, verdes “marca-texto”, poás, vinil, dourados, vermelho “Ferrari” e outros são, decididamente coisas que eu não gosto então, será que teria algumas delas no meu armário?

Fui caçar e não é que encontrei!?

Que atire o primeiro cabide a mulher que nunca comprou uma “brusinha” nada a ver com ela mesma só porque estava “na moda”, porque estava na liquidação ou porque viu uma amiga com uma parecida e achou linda!

Sim, ás vezes, a gente faz destas, né? E tudo bem, normal! Só que depois, você percebe que aquela peça não tem nada a ver com você e pior, não tem nada a ver com mais nada que você tem no armário o que, na prática, impossibilita o uso desta peça e financeiramente significa jogar dinheiro fora!

Peguei todas as peças que estava “fora do padrão” no meu armário (eram poucas, ufa!) e fiquei pensando por que elas estavam ali. Me lembrei de todos os momentos em que eu as comprei ou ganhei e ficou fácil de entender as “burradas” que fiz com cada uma delas.

Removidas as “divergentes”, parti para a descoberta das cores que eu tenho em maioria no armário. Fiz montinhos com as roupas em cima da cama, separando apenas por cores e, como eu já desconfiava, confirmei que o preto, o cinza e o branco são maioria!

Mas além destas, que podemos chamar de “base” do meu armário, também descobri que o azul índigo (aquele mais puxado para o azul “jeans”, sabe?) também é uma cor que tem muitas peças no meu armário.

Desta forma, descobri quais eram as minhas cores base e depois, descobri as minhas cores complementares. Aquelas que têm menos peças em quantidade mas que, se apresentam em peças “diferenciadas”.

Sabe aquela blusa “bapho” que você sempre usa quando quer arrasar? Ou aquele vestidinho que você sabe que fica ótimo em você e te traz a maior segurança seja qual for a ocasião? Pode reparar que talvez, eles não sejam nas cores base do seu armário, mas serão de cores complementares que você adora!

Depois de descobertas quais eram as minhas cores, descobri quais era as minhas estampas e também, as texturas e tecidos que eu mais tenho no armário. Mais uma vez, dá pra usar o esquema de “eliminação de divergentes” para conseguir chegar no que verdadeiramente você gosta e assim, meu esquema de paleta de cores, estampas e texturas é este aqui:

paleta de cores armario capsula

O mais curioso desta descoberta foi que as cores são todas “combináveis” entre si! Até um roxo vinho pode combinar com um marrom e, eu não sou especialista em design ou cromoterapia mas, achei que ficou tudo bem harmônico e mais importante, tem a minha cara!

paleta de cores armario capsula

Outra coisa curiosa que eu descobri ao identificar a minha paleta de cores, foi que eu não sou uma pessoa de “cores vibrantes”. Isso é interessante porque eu adoro as cores vibrantes na decoração da casa, nos acessórios, no material de escritório, na arte etc. Mas pra vestir, sou mais “apagadinha”, mais básica, mais neutra!

Claro que, não são só estas cores exatas que estão no meu armário, existem variações de tons. Por exemplo, eu tenho peças que são Off White, tons de cinza mais claros e escuros, tons de roxo que podem ser mais claros ou escuros, tons de azuis, tons de burgundy (ou vermelho queimado)…

Mas estas variações têm um limite bem definido! Por mais que eu ame azul e seus tons, não tenho peças azul bebê, por exemplo. O mesmo acontece com o burgundy, não tenho peças vermelho Ferrari ou cor de rosa, e os meus marrons podem variar pra mais escuros até mais claros como creme, mas não tenho peças beges ou amarelas!

Descobrir a minha paleta de cores me ajuda a entender como combinar as minhas peças e até quando vou decidir uma compra. Sabendo quais são as minhas cores o que combina com o que, não caio na cilada de comprar uma coisa que eu achei linda na vitrine mas, que quando chegar em casa não vai combinar com mais nada!

Tem gente que monta o armário cápsula de cada estação a partir de uma paleta de cores definida para aquela estação por exemplo, no verão usa-se cores mais abertas e alegres e no inverno, tons mais escuros e fechados.

Acho mega legal mas, eu não conseguiria!

Porque pra mim, o desafio do armário cápsula é diminuir a quantidade de peças e facilitar o meu dia a dia, organizar melhor as minhas coisas para que eu não perca tempo (nem dinheiro) com elas então, se eu precisar montar um armário a partir de cores para cada estação, vou perder tempo e dinheiro!

Tenho investido em ter peças que dá pra usar em todas as estações e que são mais duráveis e como a minha base é bem neutra, se eu mudar de idéia e quiser me vestir mais colorida e vibrante, terei peças base que certamente vão dar certo com as peças novas!

Estou amando muito fazer o armário cápsula e conhecer a mim mesma por causa dele, isto também traz uma confiança maior e melhora muito a auto estima, vai por mim!

Como vocês sabem, eu compartilho meus looks, dicas, descobertas, acertos e erros lá no Instagram então, quem ainda não segue, vai lá é o @bagagemdemae

E aí, quem também está tentando ter um armário cápsula? E quem já está expert, me deixem dúvidas, sugestões e dicas também!

Bjs!

Deixe seu comentário

Comentários