Categorias Saúde

Amamentação: cuidados com os seios antes e durante

amamentação2

imagem: gab.giggle.com

Já contei pra vocês por aqui que, logo que o Pedro nasceu eu recebi uma notícia que me deixou super preocupada: eu tenho os bicos dos seios invertidos, o que dificulta um pouco a amamentação.

Quando recebi a notícia fiquei assustada, achei que não seria capaz de alimentar o meu bebê e todo este stress, dificultou um pouco os primeiros momentos da amamentação. Felizmente eu tive o apoio do pessoal do banco de leite do hospital e das enfermeiras da UTI que me ajudaram, ensinaram e auxiliaram e no fim, consegui amamentar meus dois filhos (saiba mais sobre bicos invertidos clicando AQUI).

Eu consegui, mas não sem sofrimento! Tenho certeza que, se eu tivesse me interessado pelo assunto antes, pesquisado e pedido ajuda, tudo poderia ter sido mais fácil e mais prazeroso! Sofri com o leite que “não vinha”, sofri com rachaduras da pega incorreta, sofri os seios inchados e doloridos…

Todos estes fatores abalam sim a confiança que precisamos ter na nossa capacidade como nutrizes, e por isso, adorei estas dicas que o Dr. Ayrton de Magistris, consultor da York, preparou para as mamães que estão grávidas já irem se preparando, olha só:

Durante a gestação:

  • É importante tomar banho de sol nas mamas todos os dias, de 10 a 15 minutos antes das 10h ou depois das 15h, para prevenir rachaduras nos mamilos. Além disso, auxilia a sintetizar a vitamina D no organismo, o que estimula o sistema imune e contribui para a saúde óssea e o crescimento do feto;
  • Massagens diárias também são recomendadas, pois deixam os mamilos mais proeminentes e a pele mais elástica e resistente para o ato da “sucção”, o que ajuda o bebê na hora de sorver o leite e a evitar a fissura mamaria.

Durante a amamentação:

  • Os sutiãs de sustentação devem ser usados dia e noite. O uso constante evita que os seios se tornem flácidos e facilita a rotina das mães, que não precisarão retirar a peça completamente para amamentar.
  • Higienizar os seios também é muito importante para a saúde da mãe e da criança. O procedimento deve ser feito somente com água e/ou produtos neutros, tanto antes como após a amamentação. Remover os resíduos de leite e saliva do bebê é indicado, já que podem provocar irritação e inflamação na pele dos mamilos e da aréola, ocasionando dor nas próximas mamadas.
  • Para manter os seios saudáveis e sem dor, é importante encaixar a boca do bebê da forma correta na hora da amamentação. Ele deve posicionar os lábios na região da aréola e não só no bico na hora de mamar. O ato repetitivo e realizado de maneira incorreta pode traumatizar a pele de forma irregular e, com isso, desenvolver fissuras. Outro ponto importante é que durante o processo de amamentação se estabelecem as diretrizes de uma boa oclusão dentária (posicionamento dos dentes para eficiência na mastigação).
  •  Usar absorventes para seios ajuda a conservar as mamas secas e com as condições naturais da pele, além de manter a roupa limpa.

A estas dicas do Dr. Ayrton, eu quero acrescentar algumas minhas:

  • Escolha um bom sutiã de amamentação. Ele precisa ter as alças reforçadas e resistentes, garantir boa sustentação para não forças as suas costas e te deixar segura. Escolha um modelo que seja fácil de abrir e fechar, as peças na cor “chocolate” ou “nude” combinam com tudo e mancham menos, mas também dá pra encontrar modelos mais charmosos por aí (tem dicas neste post AQUI);
  • Eu usava muito os protetores absorventes, eles evitam que o bico do peito (mais sensível e ás vezes, dolorido) entre em contato com o sutiã ou tecidos e evitam o “carão” da blusa manchada! #quemnunca rsrsrs

Falar sobre amamentação é sempre complicado, são muitas as opiniões e divergências mas, independente de qualquer coisa acho que o mais importante é que você saiba que, o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o seu filho e por isso, tente, tente muito, leia, prepare-se, peça ajuda e esteja segura de que está fazendo o seu melhor!

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Flávia comentou em

    Faltou comentar sobre as conchas de amamentacao, muito melhores q os absorventes no início qndo temos muito leite…bjossss

    1. Loreta Berezutchi respondeu Flávia em

      Oi Flávia, acredita que eu não consegui trocar os absorventes pelas conchas? Usei os 2! Mas logo mais tem post falando tim tim por tim tim destes acessórios do “mundo da amamentação” hehhee

      Bjos ;)