Categorias Cinema&Cultura

Maratona Netflix de Carnaval #carnasofá

Fevereiro chegando ao fim, Carnaval já a todo vapor pelos blocos de rua, vizinhos com a música alta, galera com planos de pegar uma praia e eu aqui, considerando muito seriamente uma maratona Netflix de Carnaval!

Se você também é do bloco #CarnaSofá  vem comigo que eu separei 6 séries que valem a pena maratonar nestes dias em que está liberado se esconder em casa, sem culpa!

Para os pais:

The Crown

A história da rainha Elisabeth da Inglaterra contada sob o ponto de vista da intimidade da vida de realeza. Uma série linda, muito bem feita, com atuações incríveis e que nos faz entender algumas coisas da nossa sociedade atual.

Vale muito a pena!

the crown netflix

Designated Survivor

Se você curtia 24 Horas, do incrível Agente Bauer, vai adorar ver o próprio agora como presidente dos Estados Unidos!

O cenário é o seguinte, um incrível ataque terrorista matou todos os políticos do país deixando apenas um funcionário do baixo escalão na linha sucessória para assumir o país pós ataque. Pra quem curte conspirações, é um prato cheio e o final da temporada acaba com um cliffhanger de matar do coração!

designated survivor netflix

The OA

Se você curte séries que piram a cabeça, que exploram o sobrenatural e coisas muito nonsense, The OA é pra você!

Tudo começa quando Prairie, uma garota cega e com algumas perturbações mentais, retorna depois de 7 anos sumida, enxergando! Todo mundo quer entender onde ela esteve durante todo este tempo e como foi que conseguiu enxergar mas, ela só vai contar sua história para um grupo improvável de pessoas que ela mesmo selecionou!

Eu adorei!

the oa netflix

Para assistir com as crianças:

Desventuras em Série

Pra quem curtiu muito os livros de Lemony Snicket e não se deu por satisfeito com o curto filme que teve Jim Carrey no papel de Conde Olaf, vai adorar revisitar esta história, agora muito fiel aos livros!

Os órfãos Baudelaire precisam ser corajosos e inteligentes para se livrarem das armadilhas do Conde Olaf que tenta de toda maneira ser o tutor delas e colocar as mãos em sua fortuna! Neil Patrick Harris faz o vilão, as crianças estão incríveis e a fotografia e cenários da série são lindas!

Duvido você assistir e depois não sair cantando: “é melhor não olhar, é melhor não olhar…”

desventuras em série netflix

 

Caçadores de Trolls

Criada por Guillermo del Toro (de Labirinto do Fauno, A Colina Escarlate e outros), a série mostra as aventuras de Jim, um garoto de 15 anos que sem querer acaba se tornando um caçador de trolls do mau e protetor dos trolls do bem.

E ele precisa fazer tudo isso sem deixar de comparecer ás aulas na escola, fazer o dever de casa, ajudar a sua mãe e cuidar de sua família. Achei bem bacana!

caçadores de trolls netflix

Cosmos – Uma Odisséia no Espaço

Libere o nerd que existe em você e prepare-se para uma viagem incrível! Em Cosmos, o astrofísico Neil DeGrasse Tyson nos leva por uma viagem através do espaço e do tempo mostrando o por quê de cada uma das coisas que existem!

Sim, somos todos poeira de estrelas! Somos menores do que um grão de areia diante da imensidão do universo e estamos todos conectados! Simplesmente incrível!

A quantidade de “uaus!” e de brilho nos olhinhos das crianças vão fazer você suspirar de alegria e ouvir os tricks e trecks das cacholinhas funcionando! Amo amo amo!

cosmos serie netflix

Pronto! Agora basta preparar o abadá do carnasofá: pijama + almofadas + pipoca! Quem também é adepto deste bloco?? hehehe

Bjs!

#StreamTeam #PartiuNetflix

Categorias Cinema&Cultura, Vida de Mãe

Dicas para fotografar melhor com o celular

Ano passado eu fiz um cursinho para aprender o básico de fotografia, tenho ficado bem feliz com os resultados de minhas novos fotos e daí, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para fotografar melhor com o celular!

Eu sempre amei fotografia, mas nunca fui muito “boa” nisso! Sempre achei que era preciso muito estudo, muito equipamento e muita dedicação para conseguir alguns cliques bacanudos!

Claro que, eu continuo super amadora e estou longe de ser uma profissional! Sou apenas uma mãe maluca por registrar todos os momentinhos dos meus filhos e as coisas que vejo por aí.

E descobri que com um bom celular, é possível tirar fotos bonitas sim! Eu uso um IPhone 6 e a primeira coisa que aprendi foi a configurar as opções da câmera para me ajudar a tirar melhores fotos!

Se você também usa um IPhone, faça este ajuste simples aqui:

ajuste camera iphone

1 – Vá em Ajustes – Fotos e Câmera

ajuste camera iphone

2 – Ative a opção Grade.

Esta opção vai fazer a sua tela da câmera aparecer assim:

ajustes iphone

Estes quadrados que você vê na tela agora, vão te ajudar a posicionar melhor os elementos a serem fotografados. Eles são chamados de Regra dos Terços.

Muito resumidamente, a Regra dos Terços existe para te ajudar na composição fotográfica. Ela consiste basicamente em dividir a sua cena em 9 quadrados e te ajudar a posicionar o foco principal da foto sempre nas intersecções das linhas:

regra dos terços

regra dos terços

O ponto de destaque da imagem vai estar sempre começando e terminando dentro das intersecções e nunca solto no meio de um quadrado. Esta regra foi criada com base em muitos estudos que comprovam que é esteticamente mais confortável aos olhos visualizar a imagem assim.

Ou seja, se você tiver os elementos bem posicionados dentro da cena fotografada, conseguirá prender a atenção de quem olha. Olha este exemplo de foto:

regra dos terços

O foco principal nesta foto, ou a emoção que eu queria que ela transmitisse, era o fato de estarmos lendo juntos. Eu e o Pedro estamos nos pontos de intersecção e é o que você vê primeiro na imagem, a Cacá e toda a livraria complementam o cenário.

Claro que, não é porque você tem esta “regra” que não pode fotografar fora destes benditos encontros de linhas. Você também pode focalizar os elementos dentro das linhas e assim, passar outras emoções com a imagem:

regra dos terços

Aqui, o Pedro e a Cacá estão centralizados na última linha porque a minha intenção com a foto era destacar a imensidão do mar e do céu mediante aos 2 pequeninos e por isso, o mar e o horizonte estão nas linhas superiores e dentro das intersecções.

Depois que você se entender com o enquadramento da sua cena, saiba que o seu celular permite ajustar o foco. Ou seja, você pode enquadrar e melhorar o foco de luz em cima daquilo que você quer destacado na cena.

Para acionar o foco, basta que você toque com o dedo na tela onde deseja que ele seja melhorado. Vai aparecer um quadrado amarelo assim:

ajustes camera iphone

Tá vendo este solzinho ao lado do quadrado? É ali que você ajusta a luz no seu foco, continue segurando no quadrado e deslize o dedo para cima e para baixo para ajustar.

Além de ajustar a luz, ao travar o foco segurando com o dedo por alguns segundos nele, você consegue aquelas fotos em que o fundo fica embaçado, sabe?

dicas para fotografar com o celular

Aqui, eu travei o foco em uma gota de chuva na janela e tirei a foto. A água ficou em primeiro plano e o fundo todo desfocado!

Outros recursos do IPhone permitem que você selecione se deseja tirar a foto no tamanho quadrado (ideal para Instagram e redes sociais), foto normal (mais horizontal), panorama (você segura de um ponto, desliza o celular e tem uma imagem como de uma grande angular), vídeo (para fazer vídeos), Time Lapse (que faz o efeito de filme acelerado) e câmera lenta (que desacelera).

Eu sempre uso a câmera no quadrado porque, a maioria das fotos acabam indo para o Instagram ou Facebook e este formato é o melhor para estas redes. Já deixo ele configurado pra não correr o risco de bater uma foto corrida e sofrer porque não estava no tamanho certo!

As outras configurações da câmera que são interessantes de conhecer são:

HDR

Se você deixar ele selecionado, ele tirará uma sequência de fotos daquela imagem que você escolheu e selecionará a quem tem melhor luz, exposição, contraste…

ajustes camera iphone

Para seleciona-lo basta tocar nele na tela e depois tocar em “com”, “sem”, ou “auto”(automático). O mesmo vale para a função flash que, como você já deve saber, é este símbolo de raio lá em cima. Você toca nele e depois escolhe se vai com, sem ou se deixa no automático!

Timer

O IPhone tem um recurso bem bacana de timer que permite que você ajuste e tire fotos de você mesma ou programe para o ambiente.

ajuste camera iphone

Para usar este recurso, você vai tocar no ícone do relógio e depois escolher se quer 3, 5 ou 10 segundos. Depois de selecionar o tempo, basta apertar no botão de disparo da câmera, a contagem regressiva aparece na tela e nos últimos 3 segundos há um bipe para avisar que vai bater!

ajustes camera iphone

Esta é uma foto que foi tirada com a câmera frontal no timer!

Filtros

A câmera do IPhone também oferece alguns filtros que você pode selecionar antes de bater a foto!

ajustes camera iphone

Basta tocar nas 3 bolinhas no cantinho á direita e a paleta de filtros se abre. Você seleciona qual delas deseja usar e pronto, o filtro já está na câmera!

Eu gosto de usar este recurso para fazer fotos em preto e branco direto, sem passar por aplicativos, sabe?

ajustes camera iphone

Esta foto foi tirada com o filtro Noir!

Depois de aprender pra que serve cada uma das coisas da câmera, é hora de sair montando as suas composições fotográficas. E se tem uma coisa, ou melhor duas coisas, que eu aprendi que são essenciais para uma boa foto são: luz e enquadramento!

Nada nunca vai substituir a luz natural então, tenha paciência e procure por ambientes onde a luz do sol esteja boa, bonita, aberta ou de acordo com o que você precisa para a foto.

dicas para fotografar com celular

Esta foto foi tirada com a luz natural da manhã, em cima da cama!

dicas para fotografar com celular

Aqui, nós nos sentamos ao lado da porta de vidro da sacada, ajustamos o celular no timer e o colocamos no chão, depois nos posicionamos para aparecer na tela!

Depois que você aprende sobre a Regra dos Terços, fica mais fácil “visualizar” as fotos que você quer fazer quando você olha para os cenários/situações/pessoas. Mas como eu disse lá em cima, nem sempre a imagem vai ficar exatamente enquadrada dentro das intersecções e um jeito bacana de fugir disso é usar a simetria!

Composições com simetria fazem com que a imagem ganhe perspectivas diferentes e daí, você pode usar tudo: linhas de trem, estradas, linhas na parede, no teto, janelas, portas, quadrados…

dicas para fotografar com celular

Um clássico da simetria é usar o chamado “ponto de fuga”, quando as linhas paralelas parecem se encontrar no horizonte dando a sensação de profundidade.

dicas para fotografar com o celular

Observe que nas 2 fotos nós estamos exatamente no meio da foto, o que não seria legal se o cenário não tivesse esta simetria!

dicas para fotografar com celular

dicas para fotografar com o celular

Mais 2 exemplos de simetria: na primeira foto, a linha da madeira faz o seu olhar ir direto na Cacá, que já está em evidência porque está dentro dos pontos de intersecção mas, também te direciona para o que está atrás dela. Na segunda foto, as linhas do piso e da piscina te levam direto ao Pedro, que está centralizado na foto.

Outro recurso legal é usar o cenário como moldura da foto, isto faz com que quem vê a foto concentre sua atenção no foco principal que você deseja destacar:

dicas para fotografar com o celular

Aqui o Pedro está emoldurado pela própria varanda, não tem como você olhar para a foto e se perder em qualquer outro ponto dela.

dicas para fotografar com o celular

Aqui, as pedras e as árvores fazem a moldura da foto e o rio dá a simetria guiando o olhar de quem vê a foto para “descobrir” o que é que está lá no horizonte dela.

Legal, né?

 

Quem gosta de zapear no Instagram com certeza já viu estas técnicas por lá, e outra bem popular é a do minimalismo:

dicas para fotografar com celular

Se você imaginar os quadrados da regra dos terços, vai ver que a Cacá ainda está posicionada neles e além disso, não há nada que atraia o olhar além dela (e não tô dizendo isso porque ela é simplesmente uma princesa, mesmo! hahaha). O truque aqui é fazer com que a imagem tenha o mínimo de interferência assim, os olhos passeiam por toda a foto e a única coisa que encontram é o elemento principal da imagem!

Certeza que você já viu fotos de blogueiras de moda num paredão, produtos dispostos em um fundo simples branco…

Aliás, por falar em fotos para o Instagram, uma coisa que facilita muito a ter imagens mais simples e bonitas é sempre visualizar  a sua composição em formato “flat”, ou seja, quadrado e achatado, com limites bem definidos.

Dá pra brincar bastante com este tamanho dependendo do ângulo que você usar e isto é outra coisa que eu aprendi: abuse dos ângulos e pontos de vista! Abaixe, suba, entorte, mova a câmera, não tenha medo nem preguiça!

dicas para fotografar com celular

dicas para fotografar com o celular

A mesma foto, 2 ângulos diferentes! Na primeira, eu tirei a foto de cima abaixando apenas a mão, sem me abaixar. Na segunda, eu me sentei no chão e posicionei o celular no chão também!

As fotos nunca saem maravilhosas de primeira, eu tiro muitas, testo vários ângulos e posições, espero, tento interferir o mínimo possível na cena (para casos de fotos com as crianças) e uso sempre recursos de edição.

Seja para coisas simples, como cortar um pedaço que eu não gostei ou ajustar o ângulo que ficou torto, ou para outras coisas como clarear, destacar cores, desfocar o que não quero que apareça…

Atualmente meus 3 apps prediletos são:

Snapseed

É o meu predileto para corrigir luz, sombras, cores, contrastes…

aplicativos para foto

Facetune

Ele é ótimo para desfocar partes que você não quer que apareça na foto, destacar cores ou objetos na imagem e corrigir “falhas” como olhos vermelhos, pele, olheiras e afins…

aplicativos para fotos

PicLab

É o aplicativo para colocar texto e imagens mais “clean” nas fotos!

aplicativos para fotos

Picsart

É o mais completo de todos! Você pode fazer ajustes de luz, cores, corte, incluir texto, imagens, desenhar em cima da foto, usar efeitos diferentes… Foi com ele que fiz as fotos com marcações deste post!

aplicativo picsart

Nesta foto eu usei um efeito que se chama bokeh lá no Picsart! E aqui um exemplo de fotos onde eu usei todos os aplicativos e técnicas:

dicas para fotografar com celular

A escada me ajudou com a simetria da foto, centralizei o Pedro e a Cacá na linha central da Regra dos Terços onde a luz era melhor! Usei o Snapseed para clarear ainda mais e destacar as cores da grama em volta, o Facetune borrou o nome da escola no uniforme, na foto postada no Instagram ainda tem um texto e desenho que foram feitos no PicLab!

dicas para fotografar

E se você também gosta de ver aqueles feeds bem bonitos e harmoniosos no Insta, saiba que o truque é manter sempre os mesmos ajustes de luz ou filtro. Você pode começar assim: tire uma foto que você gosta, ajuste tudo do jeitinho que você amou e anote estes ajustes depois, tente usar sempre os mesmos ajustes em todas as fotos.

Por exemplo, se você prefere ser mais prática e usar os filtros do próprio Instagram lembre-se de usar sempre o mesmo. As fotos não vão ficar sempre iguais, claro, mas vão sempre ter a mesma tonalidade, pontos de luz, etc.

Quem ajusta manualmente pode ficar perdidinha com os termos então, aqui vão os principais e para que servem:

Brilho – Clarear

Exposição – aumenta ou diminui a luz na foto

Contraste – aumenta as sombras e define melhor os elementos

Saturação – diminui ou aumenta a vivacidade das cores

Temperatura – deixa os tons mais frios ou mais quentes

Como eu disse lá no começo, eu sou apenas uma mãe fotógrafa amadora de filhos e tudo isso que tô compartilhando aqui é fruto de experiências, estudo e pesquisa então, por favor, fiquem a vontade para me corrigir, dar mais dicas ou compartilhar comigo outras dúvidas!

O post ficou gigante e ainda nem cabe aqui tudo o que eu gostaria de falar sobre fotografia, estou amando cada dia mais este universo e conforme eu for descobrindo mais coisas, volto aqui pra contar pra vocês!

Enquanto isso, vocês podem me acompanhar lá no Instagram né? Já estão seguindo? É o @bagagemdemae vão lá!

Bjs! ;)

Categorias Vida de Mãe

Quem tem medo da puberdade?

Outro dia mesmo eu estava aqui, neste mesmo blog, falando sobre desfralde, xixi na cama, alimentação e rotina do sono e hoje, eu tô aqui pra falar de puberdade!

a fase da puberdade

Eu até queria dizer aquele clichê de “nossa, passou voando…” mas a verdade é que, eu sinto como se a nossa vida estivesse no ritmo normal, sabe?

Não sei dizer se sinto isso porque simplesmente aproveitei intensamente cada fase da vida do meu filho ou, se tem algum outro motivo. Mas me orgulho em dizer que eu me lembro muito bem onde começamos, as coisas e transformações pelas quais passamos e sei bem onde estamos agora!

Na puberdade!

A fase que tem início por volta dos 9 anos e vai até os 14 anos, a fase em que os meninos começam a crescer de forma desengonçada, a voz afina e engrossa, eles começam a despertar “outros interesses” e a gente se dá conta de que realmente, não tem mais bebê aqui!

Saber de tudo isso não impede que eu morra de saudades do tempo de bebê e criança, pra ser muito sincera, saber de tudo isso me assusta mais do que tudo na vida! E se você ainda tem bebês, pode até me achar maluca ao dizer isso mas, vai por mim, a fase bebê é a fase fácil!

Agora, o Pedro está cheio de “quereres”, cheio de respostas, cheio de inquietações… Eu não posso simplesmente levar ele comigo aonde preciso ir, é sempre muita conversa e convencimento, várias vezes por dia eu escuto ele dizer que “isso aqui tá um tédio”, que esta “tudo uma droga”, que quer um celular igual do amigo, que precisa gravar vídeos para o YouTube dele e mais um monte de coisas que olha, dá medo!

Eu até fiz um post AQUI comentando sobre como estava sendo difícil pra mim me reencontrar nesta nova fase das crianças, as necessidades deles mudaram e eu não tenho mais tantos deveres como mãe que sejam práticos e concretos…

Quero dizer, eu morro de saudades de poder dar banho, trocar, passar creme, escolher a roupa, pentear cabelos, ter ele deitado no meu colo para dormir, ouvir as filosofias inocentes e cheias de magia que ele tinha sobre a vida, ouvir ele gargalhar sem fazer nenhum esforço…

Eu morro de saudades do meu filho!

É estranho dizer isso porque ele está aqui, todos os dias comigo, eu continuo colocando na cama, acordando de manhã, alimentando, ajudando com o dever de casa, jogando jogos, assistindo filmes juntos e tudo mais, mas sinto como se a nossa conexão, aquela conexão formada desde dentro da minha barriga, de alguma maneira fosse “afinada”. Como se finalmente ele deixasse de ser uma parte minha para ser uma pessoa individual, uma parte “solta”, só dele…

Parece confuso?

E é assim mesmo que é! Eu sinto que talvez não saiba mais quem é o meu filho, quais são os seus gostos, necessidades, porque ele ri, porque ele chora, qual a cor predileta, o que eu preciso fazer para ter um sorriso, o que eu preciso fazer para ele parar de chorar…

A saudade do MEU filho, aquele meu filho que eu conheci ainda na minha barriga chupando dedo, estava me corroendo! Estava doendo mesmo, esta dificuldade de conexão, as conversas que estavam sempre acabando em discussão e autoritarismo, o fato de ele ser sempre “do contra” e o ciúmes de ver ele se voltando tanto para o pai, a quem ele agora venera, e me deixando “de lado”…

Sem querer, percebi que estava me voltando sempre mais para a Cacá, que ainda está aqui, na fase criança, grudada em mim, necessitando tanto de mim, sempre em volta, no colo, abraçando, beijando…

E ao fazer isso, comecei a me sentir mal por estar com esta sensação de estar “largando” o meu filho, de estar servindo a ele apenas como a “gerente do lar”, dizendo a hora que ele precisa levantar, a hora que precisa dormir, comer, fazer lição de casa, e respondendo “sims” e “nãos” a medida das coisas que ele me pede.

Não estava bom!

Eu precisava sair desta doidera que podia estar acontecendo apenas na minha cabeça, e resgatar tudo o que eu sei como mãe do Pedro, porque ninguém mais pode fazer este papel, eu serei a mãe dele pra sempre!

E daí, resolvi observar no nosso dia a dia, as “colinhas” que ainda nos unem, as “coisas nossas” que permanecem e garantem o nosso vínculo eterno. E percebi que ainda estava tudo lá, ainda que disfarçada entre as montanhas de coisas novas que estão acontecendo com ele e comigo.

A colinha está lá quando estamos no carro e eu olho pra trás, pra dar uma espiada nele, como sempre fiz desde sempre, e jogo um beijo que é retribuído, com um sorrisinho doce…

Ela está lá quando ele me procura para contar um “absurdo” que alguém na escola disse, e discutir a “justiça” da situação…

Ou quando ele está assistindo um seriado, um desenho, ou lendo um quadrinho e diz: “nossa, mano! Você vai adorar isso, mãe! Vem ver!”

Também tem a nossa colinha nas vezes em que estou no computador, pensando em viagens e ele me pede para planejar junto, ver os sites, fazer anotações…

E quando estamos no sofá, assistindo um filme juntos, lado a lado, e sem perceber, ele procura a minha mão, deita a cabeça no meu colo e ficamos grudadinhos…

Ele ainda ama brincar com seus bonecos, construir coisas com Lego e adora ficar sozinho para brincar, de preferência fugindo da Catarina. E quando ele faz tudo isso, talvez nem ele perceba mas, ele sempre traz os brinquedos para o meu lado ou, para o meu quarto, no meu lado da cama, porque ali é como um santuário pra ele, um canto onde ele pode ser criança em paz!

A nossa cola está nas risadas que damos juntos quando fazemos piadas bobas de coisas nerds ou de super heróis que só nós dois compreendemos. E eu amo ouvir ele dizer: “ai, mãe! Você é muito maluca!” :P

Ou quando eu estou acordada de madrugada, com insônia e ele levanta da cama, pra vir me fazer companhia. Senta ao meu lado, me faz carinho, eu chamo ele de “corujinha” e ele dá um sorriso gostoso…

Dizer que um machucado é “dodói”, que a “mamãe” vai buscar, ou escolher a roupa dele a puberdade não deixa, mas chamar ele de “minha corujinha”, é uma força da nossa colinha! <3

É, a puberdade assusta, tá assustando e eu sei que ainda tenho alguns anos pela frente para enfrentar e aprender a lidar, com certeza mil novos desafios vão surgir e eu ainda não sei dizer qual o melhor caminho a seguir.

Será que nesta fase o melhor é ser amiga do meu filho? Será que ele precisa de autoritarismo? Será que os limites precisam ficar mais rígidos, ou mais soltos?

Tô fazendo o que achei melhor pela intuição, estou confiando em todas as sementinhas de educação, gentileza, bondade, solidariedade, respeito e tudo mais que eu plantei quando ele era bebê/criança.

De resto, estou maternando como sempre fiz, acreditando em mim, refletindo sempre, sendo resiliente, me colocando no lugar dele antes de qualquer decisão e seguindo o meu coração com o mesmo amor imparcial.

Ninguém disse que seria fácil, e ninguém te conta que vai ser tão difícil! Eu não tenho nenhuma certeza de que estou acertando e por hora, a única certeza que me importa é que o meu filho saiba que eu estou aqui, que estarei sempre aqui, orgulhosa por ele ser quem é e amando sempre e cada vez mais a pessoa linda que ele está se tornando.

Ainda que a nossa colinha esteja sempre disfarçada, eu sei que ela estará sempre lá, indestrutível e infinita! Tipo uma super heroína mega power que tem todos os poderes das galáxias e é imortal, sabe?

Quem tem medo da puberdade? Eu não! ;)

Categorias Decoração

Bailinho de Carnaval em casa

Eu já disse pra vocês que não sou super fã de Carnaval, né? Mas não posso negar que ver a empolgação das crianças acaba por contagiar a casa toda!

Se você não está muito afins de levar os pequenos nos bailinhos e bloquinhos que eu indiquei neste post AQUI, que tal organizar um bailinho de Carnaval em casa?

Chame os amiguinhos do prédio, da escola, da rua, abra espaço na sala, na garagem no salão e bora jogar muito confete, serpentina, purpurina e sorrisos por aí!

Para organizar um bailinho rápido, olha este guia:

Espaço

Se você mora em prédio, pode usar o salão de festas! Se não der, a sala de casa também pode ser usada, basta abrir espaço tirando os móveis pequenos e organizando a área de dança!

Quem mora em casa pode usar a garagem ou o quintal, a única coisa que não pode faltar é a decoração temática! Eu adoro as festas coloridas e tradicionais!

festa de carnaval em casa

Comidinhas

No calorão de fevereiro, o ideal é que a alimentação do bailinho conte com muitas frutas, sanduíches naturais, sucos e bebidinhas refrescantes!

Música

Apesar de serem quase todas politicamente incorretas, para os dias atuais, ainda acho que as marchinhas tradicionais de Carnaval têm a ver com a nossa cultura e vou confessar que prefiro elas ao axé, samba, trio elétrico e afins!

Claro que vai tudo do seu gosto pessoal, se você também quer uma festa tradicional, eu fiz uma playlist lá no Spotify só com estas musiquinhas para tocar no bailinho. Clica AQUI para ir lá!

festa de carnaval em casa

Fantasias

Carnaval vale tudo! Pode ter super heróis, índios, princesas, bruxas, fantasias originais e exclusivas, só o que não vale é ficar desconfortável, né?

Neste post AQUI tem várias idéias de fantasias diferentes que você pode fazer em casa!

festa de carnaval em casa

Decoração

Não pode faltar muitas cores, brilho, serpentinas e confetes! Você pode usar tecidos como tules e voiles e adereços baratinhos como lantejoulas, purpurina, apliques de roupas, penas coloridas…

Monte um cantinho que pode ser na mesa de jantar ou um armarinho, e faça deste cantinho o ponto principal do “salão de baile” depois, capriche na decoração das paredes e do teto pendendo serpentinas, balões, máscaras…

festa de carnaval em casa

O Carnaval pode ser na sua casa e isso não significa que ele vai passar em branco, se você e as crianças adoram festejar e juntar os amigos, mãos á obra e bora organizar o bailinho!

Bjs!

PS: este post teve a colaboração da Perylampo Festas

Categorias Vida de Mãe

Minhas loucuras de mãe

Logo que o Pedro nasceu e viemos pra casa com o recém-nascido, a minha vida virou de ponta cabeça! Quem é mãe sabe bem do que eu tô falando!

Foram tantas loucuras de mãe que quando olho para trás fico pensando: meudeus, como é que pode?

As madrugadas insones, o cansaço mortal, o choro de bebê, a risada de bebê, o medo de falhar, a solidão, o desespero de não saber se está fazendo tudo certo ou não, a amamentação que falha, a amamentação que dá certo, aquele cocô esquisito, as vacinas, as reações da vacina, o choro sem entender o motivo…

Por causa de tudo isso, eu acho que é normal a gente ficar meio maluca! Mas eu fiz cada uma…

Uma vez, coloquei uma mamadeira para esterilizar no fogão. Enchi uma leiteira com água, liguei o fogo, coloquei a leiteira lá e dentro 1 mamadeira e alguns bicos. Fui para o quarto com o Pedro, ele adormeceu eu dormi também…

Acordei quase 1h depois com um “cheiro esquisito” na casa, cheguei na cozinha e constatei que havia esquecido a leiteira no fogo e a água já tinha evaporado toda, a mamadeira e os bicos estavam queimados e ainda bem que eu acordei naquela hora! Que perigo!

branca de neve

Da outra vez, levantei de madrugada com o Pedro chorando, troquei a fralda dele e fui pra cozinha esquentar água para fazer uma mamadeira. Meio sonâmbula coloquei a água que estava na garrafa térmica dentro da mamadeira e depois, dentro do microondas para aquecer.

Tirei a mamadeira, coloquei a fórmula, chacoalhei e fui testar a temperatura no meu braço… Ainda bem que eu fiz isso!

A água da garrafa térmica já estava quente, e eu esquentei mais no microondas e quando testei no meu braço estava super quente, me queimou e subiu até bolha, imagina se eu tivesse colocado na boca do meu filho? Jézuis!!!

bob esponja

Depois, acordei cedinho e fui fazer as coisas com as crianças: fiz mamadeira, troquei fraldas, coloquei eles bonitinhos nas caminhas e fui lavar o rosto e escovar os dentes. Coloquei a “pasta de dentes” na escova, a escova na boca e…. Eca!! Não era pasta, era Hipoglós!!! :/

chloe

Ainda nesta área de produtos que ficam na pia, levantei atrasada pra sair pra trabalhar, entrei no banho correndo, saí, me sequei e peguei o desodorante na pia, apertei embaixo do braço e… era espuma de barbear!!!

psicose

E outro dia eu estava, como sempre, fazendo mil coisas ao mesmo tempo na cozinha. Coloquei água para ferver para cozinhar macarrão e enquanto isso, fui separando as roupas para lavar, enchendo os baldes de água com as meias e tals…

A água ferveu, coloquei o macarrão lá dentro, voltei pra área de serviço fazendo as coisas, macarrão ficou pronto, escorri, separei, abri o pacote de molho pronto #porquesoudessas coloquei na panelinha, esquentei, coloquei o macarrão dentro, mexi, peguei o pote de queijo ralado, coloquei por cima do macarrão, mexi e voltei pra área de serviço…

Abri a gavetinha do sabão em pó da máquina de lavar e… joguei queijo ralado lá dentro, já que era o que estava na minha mão! Por que senhor, por queeeee????

masterchef

Daí as crianças estão maiorzinhas, você continua na correria mas já consegue dormir mais horas por noite, não tem desculpa pra doidera, né? Agora você está bem, tá tudo bem, tudo voltando ao normal até que você vai tomar banho e troca o sabonete facial pelo íntimo… Só sei dizer que está tudo com o ph super neutro por aqui….

E isso não é nada, comparado com o dia que me aconteceu uma coisa incrível no shopping!

Estacionei o carro, entrei, fiz o que tinha que fizer e tô saindo, chego na vaga onde estacionei e cadê a chave do carro? Remexi a bolsa, as sacolas, os bolsos e nada e daí, pensei: “putz meu! Esqueci a chave do carro em casa! E agora?”

Derrotada, fui caminhando em direção ao ponto de táxi do shopping pensando: “Vou ter que pedir um táxi pra me levar pra casa, pegar a chave, voltar aqui e poder ligar o carro… Mas perae, eu precisava da chave do carro pra ter dirigido até aqui, né?” Afff….

E se você tá achando que esta é a pior das doideras, saiba que eu sempre mando beijo para a atendente da pizzaria, que marco consultas por telefone e quando perguntam meu nome eu respondo: “é a mãe do Pedro e da Catarina” e que outro dia, meu celular tocou e eu estava com ele numa mão e os meus óculos na outra, adivinha o que eu atendi?

Os óculos, claro!

loucuras da maternidade

Agora tô aqui pensando, será que eu tenho salvação? Me digam que eu sou normal, pleaaaaase!!! hahahahaha

Bjs!

Categorias Receitas

Drink sem alcool: Pink Lemonade

Eu amo/sou pink lemonade! Sempre que vou a algum lugar e vejo no cardápio a opção desta bebida, tô dentro!

Amo tanto que eu precisava descobrir como é que se fazia e daí, na maior cara de pau mesmo fui lá perguntar para o barman do meu bar/restaurante predileto. E ele me ensinou! \0/

A Pink Lemonade é um drink sem alcool que leva limão e xarope de granadina (ou groselha mesmo) e a partir desta base, há muitas variações da bebida (que também podem incluir alcool).

Ensinei a minha predileta lá no meu instagram (me segue lá @bagagemdemae) perto do Natal, e todo mundo adorou e ficou surpreso com a facilidade com que se faz este drink. Além disso, também vieram muitas dicas de variações que eu adorei!

Resolvi então repassar aqui, oficialmente, a minha versão predileta da bebida e abaixo, vou indicar as variações que eu provei e amei, ok?

Para fazer a Pink Lemonade que eu amo, você vai precisar de:

  • 1 lata de refregerante de limão (Sprite, Soda, etc)
  • 30ml de xarope de Granadina (ou groselha)
  • 1 rodela de llimão

Modo de Fazer:

Para dar aquele efeito de rosa gradiente no copo, coloque primeiro o xarope de granadina e depois, despeje o refrigerante ao poucos. Acrescente a rodela de limão e tá pronto!

como fazer pink lemonade

Eu uso o xarope de Granadina da Monin porque acho o mais gostoso, mas me disseram que com groselha simples também funciona!

Para quem não curte refrigerante ou, tem crianças que não curtem, você pode substituir por suco de limão. O de limão siciliano fica mais gostoso e bonito porque o suco fica mais forte mas, o limão simples também dá o mesmo efeito, embora a mistura fique toda cor de rosa sem a graça do efeito visual!

Para quem quer variações com alcool, dá pra trocar o refrigerante por:

  • Smirnoff Ice
  • Proseco + suco de 1/2 limão

Estas foram as misturas que eu testei aqui em casa mas, você pode testar outras! O bacana é que você não esqueça que, o xarope de Granadina já é bem doce então, escolha misturas de frutas ou bebidas mais azedas e cítricas para ficar gostoso!

A Pink Lemonade sem alcool pode ser uma boa para servir no chá de bebê, nas festinhas de família, nos brindes e comemorações que contam com crianças, gestantes e mães que amamentam! #ficadica

E aí, quem também ama pink lemonade ou conhece outro drink gostosinho e simples assim, que adora? Compartilha aí!

Bjs!

 

Categorias Cinema&Cultura, Passeios e Viagens

Carnaval para crianças em SP – 2017

E olhaaaa pra quem diz que o ano novo no Brasil só começa depois do Carnaval, ele chegou! Pra mim, está passando com a velocidade da luz, juro!

Não sou lá muito chegada na folia de Carnaval não, mas as crianças amam se vestir, se fantasiar, jogar muito confete e serpentina e no fim, a gente acaba se divertindo com a diversão deles!

Separei 6 opções para curtir o Carnaval com crianças, aqui em SP, este ano. Tem shows, teatro, bloquinhos de rua e uma surpresa no final da lista. Confere aí!

Indoor

Pra quem gosta de Carnaval “arrumadinho”, o Sesc Bom Retiro tem uma programação especial que acontece do dia 25 a 28/02 sempre das 16h as 18h, e conta com apresentações teatrais, oficinas, musicalização, bailinho…

A entrada é gratuita e as atividades são indicadas para todas as faixas etárias! Para saber onde fica o Sesc Bom Retiro, clica AQUI

carnaval infantil sp

Ainda falando em Sesc, o de Santo Amaro também oferece atividade de Carnaval no dia 25/02. A Apresentação teatral “Brincando com o Carnaval” vai apresentar a história desta festa popular passando por tradições em várias regiões do Brasil com muita música e dança!

A entrada é gratuita e a apresentação começa ás 13h30 e vai até as 15h, indicado para todas as faixas etárias. Para saber onde fica o Sesc Santo Amaro, clica AQUI

Blocos de Rua

Quem adora uma festa tradicional de rua, vai amar a programação dos melhores bloquinhos de Carnaval da cidade!

A super famosa e mais querida de todas as famílias Banda do Bloquinho estará agitando na Praça Rosa Alves da Silva – Vila Mariana á partir das 10h e até as 13h do dia 05/03.

carnaval infantil sp

O bloquinho Mamãe eu Quero também agita a Praça Karmann, em Perdizes, a partir das 9h e até as 13h do dia 18/02.

carnaval infantil sp

E a novata Tindôtetê, também estará no dia 18/02 na Praça Rotary que fica na Rua Major Sertório, 691- das 14h ás 18h com muita música e bebês grudadinhos nas mamães e papais.

carnaval infantil sp

Todos os bloquinhos de rua têm acesso gratuito, muita música, marchinha de carnaval, desfile de fantasias, eleição de melhor fantasia, confete, serpentina e diversão!

E se você não curte mesmo o Carnaval mas, quer levar os filhotes para uma folia, a surpresa é a opção de Rock’n Roll no Carnaval!

Isso mesmo! A banda cover Kiss for Kids fará apresentações especiais de Carnaval para a criançada no Teatro UMC nos dias 26/02 com sessões ás 11h e 15h e, 28/02 com sessão única ás 15h.

A banda promete apresentar releituras divertidas e especiais da super amada banda Kiss, para as crianças caírem na folia do Rock! Ingressos custam R$ 60,00 e estudantes e idosos pagam meia.

Para maiores informações sobre o Teatro UMC, clique AQUI

banda cover kiss for kids

E aí, qual a sua escolha para curtir este Carnaval? Vamos de bloquinho ou de Rock;n Roll??

Bjs! ;)

Categorias Cinema&Cultura

Calendário 2017 de estréias no cinema: nossos escolhidos!

Para nossa alegria, o ano de 2017 está cheinho de estréias no cinema que são simplesmente imperdíveis!

Pra quem ama filmes de heróis/ficção/universo Marvel-DC está um prato cheio e pra quem ama filmes de terror, suspenses e um pouco de drama, também tem boas opções!

Claro que, os filmes infantis não ficaram de fora e tem muita coisa legal que já saiu da Disney (como Moana), a estréia de mais um Carros e o super aguardado “A Bela e a Fera” que tem como protagonista a nossa amada e eterna Hermione Granger (Emma Watson) <3

Ainda para os pequenos, vem aí mais um Meu Malvado Favorito, mais um Smurfs, mais um filme Lego (além de Lego Batman que estréia agora em fevereiro) e até refilmagens de clássicos, como o filme do marinheiro Popeye!

Homem-Aranha, Mulher Maravilha, Liga da Justiça e Thor estão entre os heróis que dão as caras no cinema e pra encerrar o ano, mais Star Wars novinho pra mostrar o que acontece com o novo vilão Kylo Ren e matar as saudades de Luke Skywalker!

Se o meu bolso permitisse, eu estaria no cinema todos os meses, várias vezes por mês mas, sabemos que cinema está uma diversão carinha então, fiz uma seleção com os nossos prediletos!

estreias no cinema em 2017

Sobre as estréias de janeiro, nós conferimos MoanaMax Steel com as crianças e Passageiros, La La Land e Assassins Creed só de casalzinho. Gostamos de todos e #ficadica para o final de semana que está chegando!

E aí, quais destes filmes vocês também estão esperando ansiosos? Quais outros vocês indicam e quais já assistiram que vale muito a pena?

Me contem tudo e vamos trocar spoilers! hahaha

Bjs! ;)

PS: o filme de Star Wars é o episódio VIII e não VII como está no infográfico, erro de digitação! Sorry!

Categorias Vida de Mãe

Faça você mesmo: Lego na Lata

Faz um tempão que eu vi estas idéias AQUI de usar as latinhas de balas Altoids para criar kits de brincadeiras de viagem.

Eu amei as idéias e ensaiei algumas delas, a de maior sucesso aqui em casa é o Lego na Lata! Fiz este kit para o Pedro poder levar algumas pecinhas nas viagens de carro ou avião ou, simplesmente colocamos a latinha na minha bolsa para ele brincar quando estamos em locais “chatos” para eles como, espera do pediatra, dentista, banco e afins.

É tão simples de fazer e tão rápido, gravei um videozinho com o passo a passo. Olha só:

Os materiais necessários são:

  • Latinha de Altoids (ou outra latinha qualquer)
  • fita banana
  • tesoura
  • placa de Lego

Além do Lego, dá para criar outros kits de brincadeiras “de viagem” como a latinha com kit lousa…

lousa na latinha

a latinha pra brincar de boneca…

boneca na latinha

e esta fofureza de família de ratinhos!

pelucias na latinha

Neste post AQUI tem mais idéias e passo a passo, clica para conferir e relembrar! A latinha de Lego do Pedro também virou o brinquedo predileto dele para o dia de brinquedo na escola e quando ele enjoar, basta soltar a placa de Lego da tampa e usar a lata para uma próxima brincadeira.

Amo idéias que reutilizam coisas e são sustentáveis! <3

Bjs!

Categorias Receitas

Receita: Omelete de Forno

Estes dias de férias das crianças eu andava na maior correria caótica aqui em casa! Além disso, tem o fato que não é novidade pra ninguém, que eu detesto cozinhar!

Tudo isso junto e já viu, né? Cadê a criatividade na hora de preparar um almocinho bacana para os pequenos?

Eu precisava de uma coisa que fosse rápida, prática, saudável e que não fizesse sujeira e daí, lembrei desta receitinha de Omelete de Forno.

Eu sou #aloka do omelete, acho que é uma refeição que pode ser bem completinha, super simples de fazer e alimenta bem então, qualquer oportunidade de fazer um omeletão, tô dentro! rs

Para fazer o omelete de forno, você vai precisar de:

  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de espinafre cozido e bem picadinho (passado no mixer)
  • 1 lata de atum ralado em água
  • 3 colheres de sopa de milho cozido
  • 1 tomate picadinho em cubos
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • tempero a gosto (sal, orégano, ervas)
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer:

Bata os ovos com os temperos, a farinha e o fermento e depois, acrescente os recheios e o queijo. Coloque a mistura toda numa forma antiaderente e leve ao forno por 20 minutos ou, até que fique douradinha. Está pronto!

receita de omelete de forno

Eu usei os ingredientes que fui encontrando aqui em casa, mas você pode substituir atum por presunto, peito de peru, tirar ou aumentar os vegetais, trocar espinafre por brócolis picadinho e assim por diante!

As crianças adoram, dá pra servir acompanhado de arroz e feijão ou, só com saladinha! Mais simples e rápido impossível!

Espero que gostem da receita e quem tiver outras desta, rápidas e práticas e que não exigem muito expertise na cozinha, manda aqui pra gente também!

Bjs! ;)