Categorias Moda

1 ano de Armário Cápsula: aprendizados

No começo do ano passado, contei pra vocês por aqui e em todas as minhas redes sociais, que resolvi começar o desafio do Armário Cápsula.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre este novo conceito de organizar e consumir moda, se ainda tem dúvidas, dá uma olhada neste post AQUI onde eu explico tudinho, de onde veio, por que eu decidi entrar nessa e como começar!

Quando eu fiz a limpa do meu guarda roupas e me propus a encarar este desafio, eu não fazia a menor idéia do que era o meu estilo e nem imaginava que eu tivesse um. Mas eu achava que sabia e isso é uma das coisas mais legais deste desafio, você adquire auto-conhecimento!

Muitas pessoas me perguntam se é muito difícil manter um guarda roupas com um número tão pequeno de peças, algumas amigas me chamaram de maluca e disseram que não têm tempo ou disciplina pra uma coisa destas.

Mas o armário cápsula é justamente ao contrário de tudo isso! Não é só sobre um número exato de peças que você precisa ou não ter em seu armário, não é só sobre ser disciplinada com compras e looks fáceis de montar. É mais um “estilo de vida” onde você, conhecendo quem você é de verdade, os seus gostos, aquilo que te faz feliz, consome exatamente o que você precisa, veste aquilo que curte, sem se preocupar se é ou não tendência, se é ou não do gosto dos outros…

Eu comecei o desafio e mantive em meu armário cerca de 50 peças, contando sapatos. Foram doadas mais de 100 peças de roupas e calçados, além de acessórios, bijouterias, maquiagens…

Hoje, 1 ano depois de ter começado, tenho em meu armário as mesmas 50 e poucas peças de roupas só que, ao invés de peças soltas e que não combinam com nada (especialmente, não combinavam comigo), tenho peças que combinam entre si, que conversam, que refletem quem eu sou, que me deixam feliz e confortável!

armario capsula

Olhando os fotos do começo do desafio e de agora, consigo perceber como eu fui me encontrando e inclusive, algumas peças que estão nos looks das primeiras fotos, já não estão mais no meu guarda-roupas!

Para conhecer o meu estilo, eu observei bem quais peças eu mais gostava e quais representavam melhor quem eu sou. Li muito e pesquisei muito pela internet outras meninas que estão nesta proposta e assim, fui definindo melhor o que eu queria e o que não queria pra mim.

looks com saia listrada

Eu descobri que uma coisa que sempre amei fazer, que é misturar peças mais elaboradas e caras com peças mais simples é um estilo high low, e esta coisa de detestar usar o que todo mundo usa, de não curtir tendências óbvias e ir contra o “uniforme da moda” de todo mundo, é uma parte da minha personalidade que, no meu modo de vestir se reflete como um estilo descolado/despojado.

Claro que, pra chegar em todas estas conclusões, eu usei muita observação, li muito e conversei muito com outras meninas, que me ajudaram a ME analisar e chegar neste “diagnóstico”.

Existe um aplicativo para celular chamado Tizkka que eu uso bastante onde você pode postar as suas fotos de look do dia e pedir a opinião de outras pessoas, ver looks de outras pessoas, opinar, ver dicas de stylists, procurar inspirações para ocasiões de acordo com o seu estilo e muito mais!

aplicativo tizkka

Todas estas opiniões, inspirações e dicas, me fizeram ir criando meus looks prediletos e certeiros e assim, foi ficando fácil excluir itens que eu guardava só porque achava que um dia (que nunca chegou) eu precisaria usar ou, porque paguei caro no impulso de uma modinha que eu nunca gostei.

O armário cápsula também me ajudou a montar uma mala de viagem super acertada e leve! Passei 4 dias na praia com as peças que combinavam entre si e olha, o número de bagagens diminui muito e o tempo para aproveitar a viagem aumentou muito!

mala de verão armario capsula

A segunda parte do armário cápsula é ir as compras com este conceito bem definido do que é o seu estilo e das coisas que você realmente precisa. Como a troca de peças do armário é de acordo com as estações, eu fui anotando em cada estação quais eram as peças que eu precisei e não tinha assim, no final de cada uma delas fui ás compras para comprar peças da estação passada (o que me garantiu bons preços) e sem me perder com promos, liquidas, sales!

Aqui em São Paulo o clima é meio indefinido então, sofri bastante com a meia estação! Ora estava frio, ora estava calor e eu precisei recorrer às peças que já estavam guardadas em algumas ocasiões mas, a partir do segundo semestre descobri que o truque era o seguinte: manter no meu armário, independente da estação do ano, jaqueta jeans + blazer + blusa de malha + saia longa.

Pra mim, estas peças super funcionaram porque são muito versáteis e ideais para qualquer clima! Aos poucos a gente vai se acertando, né?

Também amo seguir o insta da Polyvore que dá inspirações diárias de cores, combinações, peças e looks. Como ele é americano, segue o clima de lá então, não dá pra levar tudo super a ferro e fogo, mas dá pra se inspirar sempre!

polyvore

Não posso negar pra vocês que meu armário ficou ainda mais cinza depois das mudanças do desafio do armário cápsula! Eu que sempre amei um cinza e cores neutras, acabei indo pro lado destas peças mais básicas porque são muito mais fáceis de combinar e montar looks para qualquer ocasião.

Mas a boa notícia é que o armário cápsula não é só pra quem é “básica”, todos os estilos funcionam com o armário cápsula, inclusive quem ama as super estampas! A questão é apenas aprender a combinar as estampas e cores, os tecidos, os cortes…

Nada que uma boa pesquisada pela internet não possa ajudar!

armario capsula estampas

Toda vez que eu vou fazer compras de roupas, descarto a mesma quantidade que foi comprada assim, as compras são muito mais conscientes e eu mantenho sempre o mesmo número de peças! Ter um estilo básico também não significa que eu não possa comprar peças que estão na moda agora mas, eu confirmei uma coisa que já sabia e achei mega divertido observar!

Muitas coisas que entraram na modinha agora, eu já usava há algum tempo, já tinha no meu armário então, eu nem precisei fazer esforço para estar “na moda” hahaha

E isso não é porque eu me considere “de vanguarda” não! É que eu cresci com uma mãe que amava fuçar em brechós e me ensinou a reconhecer peças clássicas e atemporais e assim, eu sempre tive este olhar mais cuidadoso para estas peças. Sempre valorizei um bom corte, um bom tecido, e isso sem dúvida fez com que as minhas compras fossem investimentos mais acertados e mais duradouros, sabe?

basicos do armario capsula

Bom, pra finalizar este post que está ficando enooorme, algumas dicas práticas que eu aprendi pra quem quer começar o armário cápsula e não sabe por onde:

1 – Não se prenda ao número! Você pode ter 30 ou 100 peças, o que importa mesmo é que você não se perca no conceito de ter peças que combinem entre si e que facilitem a sua vida!

2 – Onça é uma estampa neutra! Vai por mim, dá pra misturar com tudo!

3 – Se você tiver estas peças básicas no seu guarda-roupas, todas as suas combinações ficarão mais fáceis!

armario capsula

4 – Se você é super básica e quer um pouco de cor na sua vida, pode começar a tentar acrescentar estampas e cores nos acessórios! Lenços estampados podem fazer as vezes de cinto, um blazer bem cortado azul royal pode substituir o básico preto e se você gosta de looks sempre pretos, pode começar a usar sapatos mais coloridos ou com estampas!

5 – Se ao contrário, você sempre foi super colorida e estampada e quer tentar um estilo mais sóbrio ou, anda se perdendo em tanta cor, pode começar a tentar mesclar as suas cores com peças mais básicas. Por exemplo, sapatos e bolsas neutros, acessórios e bijouterias menores e assim por diante!

Lembre- se que o mais importante de todo o processo, é que você aprenda a se amar do jeito que você é, que esteja confiante com as suas escolhas e que a pessoa mais importante a quem você deve impressionar e agradar seja sempre você mesma! ;)

Claro que eu continuo com o armário cápsula afinal, agora ele já está incorporado na minha vida de uma maneira tão cotidiana que é impossível fazer de outra maneira. E eu tô sempre compartilhando as minhas escolhas lá no Instagram @bagagemdemae com a #armariocapsula passa lá pra ver!

E se você quer se inspirar em outras garotas que também são adeptas do desafio, procure pelas #capsulewardrobe #desafioarmariocapsula #capsulewardrobechallenge além disso, eu também criei lá no Pinterest, um painel cheio de dicas e inspirações para o armário cápsula. Clica AQUI pra ir lá conhecer e seguir o painel!

Por mais que muita gente ache que moda é apenas futilidade e consumo, eu penso que tem mais a ver com identidade e auto estima. Por isso, não acredito nas coisas que “ditam a moda”, acredito em auto conhecimento, em ser feliz com que nós somos, a nos amarmos e entendermos que a felicidade começa por não precisar da aprovação de ninguém além de nós mesmas! ;)

Quem também resolveu aceitar o desafio? Me contem tudo aqui nos comentários ou lá no Instagram e quem está em dúvida para começar, pode perguntar que eu respondo tudinho, rs!

Bjs! ;)

Categorias Vida de Mãe

Como economizar no material escolar

Agora que o Pedro e a Cacá não estão mais na educação infantil (estão no ensino fundamental I) a lista de material escolar deles não tem mais tantas coisas de artes e papelaria, sabe?

Saíram as massinhas, colas coloridas, glitter e purpurina e entraram os cadernos, pastas, livros… Não posso dizer que tenha ficado mais caro, os itens de “artes” não são tão caros assim, mas os livros deram uma pesada no orçamento.

Desde que as crianças entraram na escola, eu sempre busquei fazer o máximo de economia com a lista de material escolar. Acho absurdo pagar super caro numa marca X só porque a escola pediu aquela ou, porque tem um personagem na capa!

Partindo destes princípios de economia, juntei aqui algumas dicas que têm me feito economizar e podem te ajudar também:

1 – Reaproveitar os materiais do ano anterior

Eu sempre dou uma revisada em todo o material que voltou da escola e separo aqueles que ainda podem ser usados no novo ano. Pastas, réguas, tesouras, canetas, mochilas, lancheiras… Todas estas coisas são itens que (dependendo da criança, rs!) não desgastam tão rapidamente!

2 – Pesquise bastante

Antes de comprar os itens da lista, eu sempre pesquiso nas papelarias indicadas pela escola (que têm um convênio e oferecem desconto) e em papelarias on line. Como compro para 2 crianças, procuro pacotes de coisas em atacadinho “leve” por exemplo, borrachas e colas em combos com mais de 10 unidades, lápis de escrever, canetas, papel sulfite…

3 – Procure por livros usados

Comprar livros de “segunda mão” também é sinal de economia! Sites como a Estante Virtual reúnem sebos de todo o Brasil onde você pode pesquisar os livros didáticos ou de leitura solicitados pela escola.

4 – Etiquetas manuais

Ao invés de gastar com aquelas etiquetas (que eu também acho lindas e amo!), em tempos de crise dá pra se virar com as etiquetas brancas comuns e os nomes escritos á mão!

Compro sempre uma cartela branca com etiquetas de tamanho médio (que servem para quase tudo) e escrevo com caneta permanente o nome das crianças. Eu já desisti de colocar etiquetas em cada um dos lápis de cor deles porque, as etiquetas sempre descolam ou somem por causa do contato!

5 – Não gaste com o que não precisa agora!

Não sei vocês mas eu, quando era criança, amava esta época de volta ás aulas com cadernos novos, lápis novos, uniforme novo… Quando virei mãe, transferi este amor para as crianças e ficava feito uma doida preocupada em ter calças, camisetas, mochilas, roupa de balé, de futebol, necessaire, etc. tudo novinho logo no primeiro dia de aula!

Mas não precisa!

Uniforme de inverno é pra ser usado daqui há alguns meses, se a chuteira de futebol ainda serve e está inteira, não precisa de uma nova, e assim por diante! Faça uma lista consciente de coisas que realmente precisam ser trocadas agora, outras que podem esperar mais 3 meses e se programe com mais tranquilidade!

6 – Não leve as crianças com você!

Se você puder deixá-los em casa na hora de sair para comprar o material, vai evitar estresse com os pedidos do caderno cor de rosa da princesa sei lá quem que custa o dobro do preço do caderno comum sem personagem na capa!

Ou, você pode ter uma conversa séria e franca com eles avisando que a compra será feita de forma econômica assim, vocês podem gastar dinheiro em outras coisas mais bacanas como passeios, viagens, brinquedos, sorvete… hehehe

7 – Preste atenção nas coisas que estão na lista!

Aqui em SP, as escolas são proibidas de exigir em suas listas de material escolar, itens de higiene que devem ser fornecidos pela escola como: copos plásticos, guardanapos, alcool… Também não pode pedir material de classe que são de uso do professor como giz de lousa, apagador, caneta… Outra coisa que não pode é exigir uma marca de produto ou exagerar nas quantidades por exemplo, uma criança na educação infantil não deve ter que levar um pacote de 500 folhas de sulfite/A4, ela não precisa fornecer para a escola toda o papel que será usado nas atividades!

Se você reparar abusos na lista, vale a pena conversar com a escola e entender a necessidade dos itens solicitados!

Além do material escolar, na escola das crianças há o gasto com as apostilas e os livros de apoio e de leitura. Com as apostilas não tem muita opção já que, a editora que fornece para a escola e faz os preços mas, eu sempre negocio para pagamento a vista ou, parcelado!

A educação das crianças está no topo das minhas prioridades financeiras e também é um dos itens mais caros na vida da maioria das famílias, por causa disso acho que, com o que a gente pode economizar, tem que fazer todo o esforço possível sim!

E vocês, tem dicas de economia para compartilhar? Conta aí pra gente!

Bjs! ;)

 

Categorias Receitas

Receita de verão: paleta recheada caseira

Vocês sabem que meu forte não é a cozinha, ne? Mas se tem uma coisa que é mega simples de fazer, é picolé! E com este calorzão então, virou a minha receita de verão predileta!

Recebi aqui em casa um presskit bem bacana com forminhas especiais para fazer paleta recheada caseira! Dei uma fuçada pela internet atrás de receitas bacanas e descobri que fazer estas delícias é super simples!

paleta recheada caseira

Dá uma olhada neste vídeo bem rapidinho, onde eu tô mostrando como fazer paletas de maracujá com recheio de leite condensado:

Eu não quis sair para comprar nada e por isso, usei o que tinha em casa: suco de maracujá! Mas você pode usar qualquer suco de fruta que o resultado é o mesmo!

Para o recheio, vi além do leite condensado, receitas com doce de leite, nutella, geléia e chocolate! As variações são muitas mas, pra te dar uma idéia, olha estas que eu testei aqui e ficam bem boas:

banana + nutella

morango + leite condensado

leite ninho + morango

laranja + chocolate

E se você quer a receita do vídeo, eu fiz tudo meio “de olho” mesmo, mas usei isso aqui:

  • 1/2 litro de suco de maracujá de caixinha (aquele já pronto, bem concentrado!)
  • 1 xícara de leite condensado

Fiz 4 paletas e esta quantidade de ingredientes deu e sobrou! ;)

Além das paletas, testei outros tipos de picolés que são bem simples, e que eu encontrei as receitas lá no Pinterest:

sorvete caseiro

Sprite com balinhas de ursinhos! Se você preferir, pode substituir a Sprite por suco de limão!

sorvete caseiro

Frutas picadas com água de coco! Delícia super refrescante e cheia de energia!

sorvete caseiro

Para uma versão cremosa do sorvete de frutas picadas, use uma base de iogurte!

sorvete caseiro

E se você não tiver, ou não quiser gastar com a forminha específica para paletas, dá pra usar copos descartáveis em 2 medidas!

Para ver todas estas receitas e links para os posts originais, vai lá no Pinterest e acessa a minha pasta Receitas de Verão! Clica AQUI!

E quem tiver mais receitinhas práticas e refrescantes, compartilha com a gente!

Bjs! ;)

Categorias Cinema&Cultura

Cinema de férias: nossa seleção na Netflix

Crianças de férias em casa e a gente vai se virando na hora de encontrar entretenimento para eles, né?

Uma sessão de cinema de férias pode ser uma boa para organizar tardes mais tranquilas logo após a piscina, para o final de dia chuvoso ou quando você, assim como eu, precisa dar atenção para o trabalho home office e só queria um pouquinho de sossego! hehehe

Dá uma olhadinha na nossa seleção de filmes que estão disponíveis na Netflix!

O Menino Maluquinho

Nós amamos! Um filme fofo do clássico do Ziraldo que mostra uma infância em uma época desconectada, com meninos que pegam fruta no pé, correm de cachorros, organizam campeonatos de futebol…

o menino maluquinho

Oz Mágico e Poderoso

Eu adooooro esta versão da história do Mágico de Oz! As cenas são lindas, a fotografia do filme é encantadora e as atuações incríveis!

filmes na netflix

A Loja Mágica de Brinquedos

Natalie Portman é herdeira de uma loja de brinquedos onde tudo ganha vida! Mas, por causa da falta de magia dentro das pessoas, a loja está morrendo e eles precisam descobrir como salvá-la! Amooo!

filmes na netflix

ABC do Amor

Gabe está crescendo e descobrindo novos sentimentos! Ele se apaixona por uma amiguinha que conhece desde o maternal e não sabe direito como lidar com este sentimento tão avassalador! Muito fofo!

filmes na netflix

Nanny Macphee e as Lições Mágicas

Se você curtiu a primeira aventura de Nanny Macphee, vai gostar desta segunda! A babá encantada tem uma nova missão: ajudar uma mãe solteira que precisa cuidar de sua fazenda e dos filhos!

filmes na netflix

A Estranha Vida de Timothy Green

Os pais de Timothy pediram muito por um filho e então, tiveram seu pedido atendido! Porém, Timothy tem uma coisa diferente das outras crianças: ele tem plantas crescendo em seus pés!

filmes na netflix

Operação Cupido

De um tempo em que a Lindsey Lohan não era tão maluca, o filme antigo e divertido mostra as aventuras das irmãs gêmeas (interpretadas por ela) que se descobrem em um acampamento de verão e farão de tudo para reunir a família novamente!

filmes na netflix

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Eu amooo esta franquia de livros e filmes, aqui em casa também é sucesso! Percy descobre que é filho de um deus da mitologia e assim, ele é um semi-deus e precisa aprimorar suas habilidades juntando-se a outros semi deuses e encarando aventuras!

filmes na netflix

E.T. – O ExtraTerrestre

Eu apenas acho que todo mundo deveria assistir este filme! Um clássico do cinema, o melhor de Steven Spielberg e os primórdios dos efeitos especiais no cinema. Adooro!

filmes na netflix

E se você também está procurando por desenhos diários para as crianças, vai gostar de saber que já estreou a segunda temporada de Beat Bugs

beat bugs netflix

e Caçadores de Trolls chegou como novidade para os pequenos!

caçadores de trolls

Bora fazer pipoca?

Bjs! ;)

#partiuNetflix #StreamTeam

Categorias Cinema&Cultura

Aplicativos para organizar viagens

Fiz um post outro dia sobre idéias para incluir as crianças na organização de viagens e me pediram para contar quais os aplicativos que eu uso para organizar as nossas viagens!

viagens com crianças bagagem de mãe

Aqui, missão dada é missão cumprida! Então, estes são os meus apps prediletos na hora de organizar viagens em família:

1- Kayak

Pra mim ele é o mais completo! Por lá é possível cotar hotéis, passagens aéreas e aluguel de carros mas, o mais bacana e que eu adoro é a possibilidade de usar o app como um planejador de viagens pessoal!

Você consegue colocar lá todas as cotações que já fez de hotéis, passagens, acompanhar preços, planejar pagamentos, roteiros, lugares que deseja visitar…

Disponível para IOS e Android

kayak viagens

2 – Skyscanner

Ideal para pesquisar passagens aéreas de todas as companhias! Você pode procurar por melhores meses, dias mais baratos, acompanhar preços, pedira para ser avisado quando a passagem que você quer estiver em oferta…

Disponível para IOS e Android

skyscanner

3 – Booking.com

Sempre dou uma olhadinha no Booking para checar as melhores ofertas de reservas de hotéis!

booking.com

4 – TripAdvisor

Eu nunca fecho nenhum hotel sem antes dar uma conferida nas opiniões de quem já foi lá no TripAdvisor! O que eu mais gosto é que, são pessoas reais e comuns postando suas opiniões e fotos atuais dos hotéis. Os viajantes também costumam deixar dicas bacanas sobre melhores quartos, refeições e afins!

Ah, eu sou uma das juradas no quesito “escolha dos viajantes” lá do TripAdvisor e tem muuuuita contribuição da nossa família por lá! hehehe

tripadvisor

5 – Triposo

Depois que você escolheu pra onde quer ir, que tal ter um guia do destino? Este app é exatamente isso, você pode baixar milhares de guias de cidades pelo mundo todo!

triposo

6 – mTrip

E se você é como eu que ama planejar bem planejadinho tudo o que você e sua família vão fazer e curtir na viagem, vai adorar este app!

Lá é possível organizar o seu roteiro com os pontos de interesse, horários, marcar check ins e muito mais!

mtrip

7 – AroundMe 

Se você precisar de alguma coisa que não estava no roteiro, o AroundMe te mostra tudo o que há ao redor do local que você estiver: postos de gasolina, farmácias, bares, restaurantes, shoppings, hospitais, atrações…

aroundme app

8 – Waze

Nós usamos muito o Waze para se locomover nos destinos que visitamos! Apesar de ouvirmos falar de muitas notícias tristes de turistas que acabaram se perdendo ou entrando em locais perigosos usando este aplicativo, ainda acho que ele é o melhor para traçar rotas e obter informações sobre o trajeto!

waze

9 – Airbnb

Pra quem quer pagar menos e ter menos compromisso com café da manhã e horários, alugar uma casa, apartamento ou quarto diretamente de pessoas locais pode ser uma boa idéia!

Além disso, você tem a possibilidade de viver como as pessoas do local vivem, indo até o supermercado, cozinhando, etc. Também é uma boa para famílias grandes já que, fica mais em conta e você tem toda a estrutura necessária para acomodar bebês e crianças!

O processo de locação é bem seguro e eu só tive ótimas experiências até agora!

airbnb

Além dos apps, também sempre dou uma pesquisada em sites e blogs de confiança que falam sobre viagens e destinos. Os meus prediletos são:

Quanto Custa Viajar?

O site te dá uma idéia de quanto você precisará juntar de dinheiro para realizar aquela viagem que você anda sonhando! Você escolhe qual o seu perfil de viajante (mochileiro, família, econômico, esbanjador…) e daí, recebe uma média de custos em hotéis, atrações, restaurantes, transporte…

Viaje na Viagem

Eu adoro o Riq Freire e acho ele o mais certeiro blogueiro de viagem que eu já li! As opiniões e descrições de destinos estão separadas por áreas do planeta e temas, sempre muito sinceras e atualizadas!

A Janela Laranja

Pra quem viaja com filhos, este é um dos meus prediletos blogs de viagens em família! O Marcio dá dicas de roteiros e passeios com crianças sempre com aquele olhar atencioso, crítico e sincero de quem procura o melhor para os filhos!

Viajando com Pimpolhos

A Sut Mie foi a primeira blogueira de viagem que eu conheci, acho que ela nem sabe mas, foi por causa dela que eu tomei coragem de ir para todo lugar com os meus pequenos! Lá no blog dela você encontra roteiros de praticamente o mundo todo que provam que sim, onde nascem crianças, crianças podem ir!

Zarpo

Neste site (que também é compatível com celular) você consegue algumas ofertas e promoções de diárias e pacotes nos melhores hotéis e resorts do Brasil e do mundo. Sempre vale a pena dar uma olhadinha por lá! ;)

Eu amo, amo, amo viajar e acho que se a gente planejar direitinho, dá sim pra curtir muito este mundão com a família toda! Afinal, viajar é um investimento que nunca será desvalorizado e nunca poderá lhe ser roubado!!

#ficadica e bora pra estrada! hehehe

Bjs! ;)

Categorias Vida de Mãe

Brincadeiras antigas: Cama de Gato

Uma das coisas mais divertidas de ser mãe, é poder voltar a ser criança junto com os filhos! Além de aprender muitas coisas novas por eles, para eles e com eles, aqui em casa também estou sempre passando um pouco do que foi a minha própria infância para eles.

Vira e mexe eles me perguntam se quando eu era criança tinha tal filme, desenho, boneca, brinquedo, energia elétrica… opa, péra! Esta eu fico doida de raiva! kkkk

Numa destas, resolvi ensinar pra eles aquela brincadeira bem antiga com barbante, que a gente fazia na escola passando de mãos em mãos dos coleguinhas, a Cama de Gato! Quem lembra?

Cacá amou a brincadeira e agora anda com o pedaço de barbante na bolsinha dela pra cima e pra baixo, qualquer oportunidade é tempo de tirar o barbante da bolsa e propor a brincadeira!

Se você não lembra que brincadeira é esta ou, não lembra de nenhum dos movimentos, dá uma olhada no videozinho que fizemos:

para evitar o reload do site, clique para ver direto no YouTube!

Uma brincadeira simples, que só precisa de um pedaço de barbante e pode garantir horas de distração, momentos em família, gargalhadas e ajudar a desenvolver cada vez mais a coordenação motora das crianças!

Em tempos de tecnologia fazendo tudo pela gente, é bom poder lembrar que nossas mãos são capazes de tantas coisas diferentes, né?

Quem se lembrar de mais movimentos, me mostra lá no Instagram (@bagagemdemae) marcando a #brincadeirasdabagagem e quem tiver outras brincadeiras antigas que quiser relembrar ou ensinar, me conta também que a gente sobe o vídeo lá no canal, tá?

#ficadica de férias!

Bjs! ;)

Categorias Vida de Mãe

Viagem com Crianças: 5 idéias para envolvê-los na organização

Depois que se tem filhos a gente tem pelo menos uma certeza na vida: nunca mais você passará um dia sem dar uma risada! E quando planejamos viagem com crianças, a outra certeza é a de que não importa o destino, será divertido!

Porque as crianças têm esta capacidade incrível de transformar qualquer lugar/situação em momentos mágicos e por tudo isso, eu acho mais do que justo envolvê-los na organização de toda a aventura!

Quando as crianças sabem pra onde vão e o que vão fazer e encontrar por lá, as chances de você conseguir colaboração no seu roteiro aumentam muito além disso, se você também ama viajar e quer transmitir esta paixão aos seus filhos, mostrar pra eles porque você pensou em tal destino, como você organizou tudo, etc. vai tornar a viagem muito mais rica e produtiva do ponto de vista cultural mesmo!

E tem outra coisa, sabe aquela viagem dos sonhos, que você batalhou muuuuito pra conseguir fazer em família? É muito mais gostoso quando o sonho é compartilhado por todos e por isso, separei 5 idéias de coisas que eu faço por aqui, pra você envolver os seus filhos nos preparativos e já começarem a curtir!

1 – Forneça as informações básicas

Conte para as crianças pra onde vocês vão, onde fica, como é o clima por lá, que língua se fala, se vão de carro, de avião, se tem parentes que moram ou vieram de lá, porque você escolheu este destino, onde vão se hospedar… Dê referências básicas, pegue o computador e mostre pra eles o hotel onde se hospedarão, os pontos turísticos que pretendem visitar…

viajar com crianças

2 – Faça uma imersão cultural

Além de contar e mostrar no computador o destino e as coisas que vocês encontrarão por lá, faça uma imersão cultural! Selecione filmes sobre o destino e comece uma maratona, procure por músicas locais e, se a viagem for internacional, já vá ambientando os ouvidinhos para o idioma que será ouvido!

paddington

Pra quem vai conhecer Londres, As Aventuras de Paddington é uma boa pedida!

3 – Ofereça brincadeiras e interação

Outra idéia bem legal para colocar as crianças com a mão na massa e se sentirem completamente envolvidos no processo, é oferecer livros interativos que propõem brincadeiras!

Você mesma pode criar um livro personalizado com pontos de referência, mapas, imagens curiosidades, diário de bordo, espaço para colagens e afins!

Para criar este livro, você pode usar aplicativos que imprimem fotos e personalizam conteúdos como o Phooto, por exemplo, ou mesclar páginas digitais com conteúdo artesanal no melhor estilo scrapbook.

livro de aventuras

Este é da loja Dona Coruja, no Elo7!

Outra opção é a coletânea de livros da editora Callis “Vovô Conhece o Mundo” Escrito por Fernanda Braz, os livros contam as aventuras de uma família em alguns lugares do mundo. Dentro do livro, as crianças encontram um mapa (simplificado) do destino, área para fazer registros e anotações, pegadinhas e curiosidades. A coleção conta com livros de 5 destinos: Paris, Amsterdã, Barcelona, Londres e Roma!

editora callis

4 – Deixe a criança ser a fotógrafa oficial da viagem!

Avise seu pequeno que ele será o fotógrafo oficial da viagem! Já mostre pra ele a câmera que ele vai usar, os recursos, os lugares que vocês visitarão e deixe ele mexer, aprender, treinar…

Depois, surpreenda-se com os resultados das imagens!! O mundo visto pelos olhos (e altura) de uma criança é realmente demais!!

viagem com crianças

5 – Deixe ele ser o navegador!

Toda vez que eu planejo uma viagem, procuro as melhores rotas, passeios, restaurantes, pontos turísticos, etc. e para ficar tudo bem certinho, eu uso aplicativos no celular e, dependendo do destino, compro guias e livros com dicas e mapas.

Agora que o Pedro e a Cacá já sabem ler, eles ficam com a responsabilidade de procurar no guia os passeios que acham mais interessantes, traçar rotas, pensar se dá pra ir lá com o clima (chuva, sol, etc) e depois, fazemos uma lista com votação familiar para eleger o que entra no nosso roteiro!

É bem divertido e ensina para as crianças noções de organização e orientação com mapas, placas, meios de transporte…

viagem com crianças

Viajar é sem dúvida o melhor investimento que podemos fazer por nós e por nossos filhos, e embora esteja ficando cada dia mais caro, com planejamento prévio e organização dá pra garantir lindas aventuras e ter a certeza de que esta riqueza, estará pra sempre nas memórias dos pequenos!

Boas férias! ;)

Categorias Cinema&Cultura, Passeios e Viagens

Comic Con Brasil 2016- com crianças

Quem me acompanha aqui no blog e pelas redes sociais, sabe que eu sou muito viciada em filmes, séries, livros e todo este universo pop/geek/nerd/marvel/dc/fantasia/ficção e também sabe que, desde a estréia da Comic Con aqui no Brasil, todos os anos eu estou lá, com crianças!

ccxp2016

Pra quem nunca entendeu direito o que é esta tal de Comic Con, AQUI tem um post que explica direitinho de onde surgiu e por que existe! E pra quem ainda tá em dúvida sobre o que tem lá e se vale a pena ou não ir com a família, fiz um vídeo bem completinho com um resumo geral do que teve por lá este ano!

Clica no vídeo para conferir:

(para evitar o reload do blog, clique para assistir direto no YouTube!)

Durante o evento, eu fui postando “ao vivo” lá no Stories do Instagram (se ainda não segue, estamos por lá como @bagagemdemae) e chegaram muitas perguntas via direct, perguntas mais práticas mesmo então, vou responder aqui!

1 – Dá pra ir com bebês/crianças? Tem carrinho para empréstimo? Tem fraldário? Tem alimentação “decente” para os pequenos?

Super dá pra ir com a família toda!! Eu dei mais detalhes no vídeo mas, respondendo de modo prático: não tem carrinho para empréstimo, você precisa levar o seu! Este ano a Nickelodeon montou um stand que oferecia fraldário e nos anos anteriores, tinha fraldário simples nos banheiros femininos! Este ano tinha bastante opção de alimentação, desde junkie food até comida “de verdade”, comida mexicana, carrinhos de frutas e bolos e uma área de Food Truck com mais opções!

ccxp 2016

2 – Quanto custa? Criança também paga?

São 4 dias de evento e os preços variam de acordo com o dia escolhido e a data da compra! Quem compra antecipadamente tem desconto de 50%, todo mundo paga meia levando um livro em bom estado para doação. Crianças menores de 5 anos não pagam!

3 – Quando será o evento em 2017? Onde é? Só tem em SP?

A previsão é de que o evento acontecerá nos dias 07 a 10/12/17, as vendas começam geralmente em meados de julho! Nestes últimos 3 anos o evento aconteceu no Expo Imigrantes aqui em SP mas parece que, também haverá um evento pocket em Recife neste ano!

Pra ficar sabendo de tudo, acompanhe pelo site oficial da CCXP clicando AQUI

4 – Dá pra ir de carro? O Estacionamento é muito caro? Tem transporte público?

O Expo Imigrantes oferece um estacionamento bem confortável porém, bem caro! Quem preferir ir de transporte público pode pegar o metrô até a estação Saúde e de lá, um dos ônibus gratuitos que deixam na porta do evento, e te levam de lá pra estação também!

5 – Pode levar lanche? 

Então, a sua bolsa será revistada! Para as mães, com malas de bebês e papinhas, mamadeiras, água e afins, não há problemas! O que não pode é entrar com garrafas, latas, picnic…

ccxp 2016

6 – Como faz para participar dos painéis com os artistas?

A entrada nos painéis é gratuita, você deve checar a programação das salas! Para garantir um bom lugar no auditório você precisa chegar cedo ou, ser convidada pelo patrocinador! :)

sense8 netflix

7 – Dá pra ver artistas mesmo?

Você pode comprar um meet&greet com o seu artista predileto e garantir uma foto e um autógrafo ou, dar sorte de trombar com ele andando pela feira, ou vê-los nas entrevistas com os patrocinadores ou, nos painéis!

8 – Todas as atividades são gratuitas?

Sim! Todas as atividades oferecidas pelos stands são gratuitas, só pegar a fila!

ccxp 2016

9 – O que vende lá dentro?

De tudo! Fantasias, HQs, livros, moda, brinquedos, colecionáveis, artigos para casa, papelaria… Na parte dos quadrinistas/ilustradores você também consegue ilustras feitas na hora ou disponíveis, exclusivas!

ccxp 2016

Então acho que foi isso! Quem tiver mais dúvidas ou quiser acrescentar alguma coisa, compartilha com a gente aí nos comentários! Eu acho a experiência incrível! Toda a nossa família ama participar e em 2017, estaremos lá outra vez!

Quem também ama tudo isso?

Bjs!

Categorias Vida de Mãe

Como trocar os presentes de Natal: Mini Guia de Direitos

A semana antes do Natal é aquela correria nos shoppings para garantir os presentes, e a semana antes do Ano Novo, é aquela correria nos shoppings para fazer a troca dos presentes que não deram certo!

trocar presente de natal

Mas como trocar os presentes de Natal? Quais são os nossos direitos como consumidores na hora de exigir a troca nas lojas e fornecedores?

Fiz uma pesquisa lá no site do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, e no CDC – Código de Defesa do Consumidor, e reuni aqui as principais coisas que você precisa saber para fazer a troca dos presentes por aí!

Pode trocar tudo?

Segundo os órgãos pesquisados, o consumidor tem o direito de troca ou devolução de seu dinheiro para os casos de produtos que apresentem defeitos ou mal funcionamento. Para estes casos, você tem 30 dias para troca de produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Para os casos de troca de tamanho, cor, modelo, etc. depende do acordo firmado na hora da compra com o vendendor! FIQUE ATENTO!

A loja não é obrigada a trocar uma peça de roupa porque ficou pequena ou, trocar uma boneca pela outra porque sua filha ganhou 2 iguais! Cada loja tem a sua própria política de trocas para estes casos e por isso, preste atenção no acordo firmado no momento da compra!

O vendedor deve honrar a palavra se prometeu que você pode trocar, mas é ele quem estipula o prazo e condições de troca. Algumas lojas podem trocar somente mediante apresentação da nota fiscal, outras exigem que o produto esteja com etiquetas, outras trocam apenas tamanho e cor, e assim por diante!

Pode devolver?

O CDC garante aos consumidores o direito de arrepender-se das compras no prazo de 7 dias para compras realizadas fora da loja física. Ou seja, este direito se aplica para compras realizadas via internet, telefone ou catálogo.

A partir do momento que você recebeu o produto, tem 7 dias para arrepender-se, devolver o produto e solicitar o dinheiro de volta!

Tudo isso deve ser feito sem custo para você quer dizer, se você comprou um vestido lindo pela internet e quando ele chegou, percebeu que não era bem o que você queria, precisará informar ao vendedor e solicitar que ele venha retirar o produto e devolver o seu dinheiro!

Pra quem a gente reclama?

Se você fez compras em lojas físicas e os produtos estão defeito aparente ou ocultos (aqueles que depois de um tempo aparecem, tipo o brinquedo deixar de funcionar depois de uns dias de uso) você deve procurar a loja onde a compra foi efetuada e através dela, solicitar a troca do produto, conserto ou devolução do dinheiro.

O fabricante também pode ser acionado caso o lojista não consiga resolver o problema porém, na primeira instância procurar a loja que vendeu o produto é o primeiro passo! Caso você não consiga resolver estas questões com o lojista e fabricante, pode procurar a orientação do IDEC.

A maioria das lojas mantém uma política de bom relacionamento com seus clientes e por isso, as trocas mais comuns de tamanho, cor, tipo, modelo e afins pode ser realizada sem maiores problemas. Fique atento em seguir as exigências do estabelecimento para as condições de trocas, lembre-se de avisar os seus presenteados sobre estas condições e se você se sentir lesado em qualquer momento, exija seus direitos!

Lá no site do IDEC você também consegue baixar uma cartilha eletrônica e gratuita com maiores detalhes dos seus direitos para os casos de trocas de produtos. Clique AQUI para baixar!

Afinal, a gente trabalha tanto para conseguir adquirir as nossas coisas, nada mais justo do que pensar bastante, pesquisar bastante e estar muito bem informado na hora de comprar e fazer valer todo o nosso esforço de trabalho, não é mesmo?

#ficadica

Bjs! ;)

 

Categorias Cinema&Cultura

Maratona de Natal: Nossos prediletos na Netflix

Falei no outro post que, uma das nossas tradições de Natal é fazer maratona de filmes natalinos! E pra quem também ama ficar no sofá relembrando clássicos ou, descobrindo novos filmes com as crianças, fiz uma seleção com os nossos prediletos na Netflix!

Os Fantasmas de Scrooge, 2009

Baseado no clássico da literatura, quem ainda não conhece precisa ver esta estória sobre o espírito natalino! Ebenezer Scrooge é um empresário que, com a morte de seu sócio se tornou mesquinho, avarento, mau humorado e outras coisas e assim, sempre passava suas noites de Natal sozinho até que, recebe a visita dos espíritos antigos de funcionários, amigos e pessoas que ele negou ajuda e por último, a visita do próprio Espírito Natalino!

A lição do conto é muito linda e válida porém, algumas crianças podem sentir medo dos fantasmas que aparecem na animação! Fique de olho! ;)

filmes de natal

O Grinch, 2000

Eu amoooo este filme! O Grinch é um monstrinho verde e mau humorado que odeia o Natal por isso, todos os anos, ele faz tramóias e pegadinhas para acabar com a festa dos moradores da cidade até que, conhece uma garotinha que vai devolver a ele o espírito natalino!

filmes de natal

Aconteceu no Natal do Mickey, 1999

Nostalgia pura! Uma delícia sentar ao lado das crianças para relembrar deste desenho que fez parte da minha infância/adolescência! <3

Mickey está super empolgado com a decoração do Natal mas, o Pluto sempre atrapalhado acaba detonando com a festa! Para consertar a trapalhada do Pluto, Mickey vai se meter em muitas confusões e aprender uma grande lição!

filmes de natal

O Estranho Mundo de Jack, 1993

Outro filme que é nostalgia pura! Jack é um esqueleto que é o astro principal da cidade de Halloween Town, mas anda achando as coisas muito monótonas por lá e decide se aventurar em uma nova festa: o Natal!

Baseado no poema e com roteiro do mestre Tim Burton, a animação é linda, moderninha e cheia de mensagens bacanas! Aqui em casa as crianças amam, mas pode ser que alguns menorzinhos sintam medo dos esqueletos!

filmes de natal

Um Natal Brilhante, 2006

Diversão para a família inteira! Danny DeVitto é aquele tipo de vizinho super empolgado com o Natal, ele quer ter a casa mais decorada e iluminada da rua, prepara a festa com antecedência, organiza as comemorações, passeios, figurino da família, férias e tudo mais porém, se depara com um Matthew Broderick rabugento e querendo apenas paz para os dias de festa.

Depois de uma discussão, os dois começam a competir para ver quem tem a casa mais iluminada e decorada da rua e as trapalhadas desta competição arrancam gargalhadas de todo mundo!

filmes de natal

A Origem dos Guardiões, 2012

“De novo este filme numa seleção, Loreta?” Sim, de novo! hehehe

A Origem dos Guardiões é o melhor conto de Natal que eu assisti nos últimos tempos! Sem contar que o crossover das figuras mágicas e mitológicas resolve a questão de muitas perguntas difíceis que as crianças fazem nestas épocas!! #soudessas ;)

filmes de natal

Operação Presente, 2011

O Papai Noel tem família, daquele tipo bem completa e tradicional: avó, avô, filhos, tios, sobrinhos… Nesta animação, o avô Noel anda reclamando que o Natal não é mais como antigamente enquanto Arthur, filho mais novo do Papai Noel, sonha em ser Papai Noel mas, é impedido por ser o filho mais novo.

O primogênito, está muito empenhado em assumir a função de seu pai, liderando os duendes, fazendo listas, dando ordens para todos os lados e então, faz uma confusão e esquece de entregar 1 presente, esquece de 1 criança!

Arthur e Vovô Noel resolvem salvar o Natal desta criança e fazer a entrega como antigamente, resultando em uma aventura cheia de descobertas e emoção. A mensagem do filme é linda!

 

Que vocês tenham uma noite de Natal muito iluminada e cheia daquilo que importa de verdade: família, amor, carinho, paz, união, saúde, esperança e fé na vida!

Feliz Natal!

Bjs! ;)

#partiuNetflix #StreamTeam