Categorias Saúde

7 coisas a fazer antes de engravidar

tentativa de engravidar

Estar grávida é sem dúvida um milagre, um mistério da vida! Se você parar para observar muito detalhadamente o conjunto de “coisas” que precisam estar muito alinhadas para que a concepção aconteça, certamente vai concordar comigo.

E assim como é da natureza dos milagres e mistérios, engravidar não é uma coisa que você possa controlar, não acontece só porque você quer. Falo por experiência própria, eu já sofri bastante na vida de “tentante” assim como, também conheci outras mulheres que decidiram que era a hora de engravidar e pah, logo no primeiro mês de tentativas, conseguiram!

Se você chegou neste momento da vida em que decidiu ser mãe, decidiu engravidar, vou listar aqui 7 coisas a fazer antes de engravidar. Antes de começar, quero deixar bem claro que, esta lista não inclui fatores financeiros, emocionais, morais, sociais, etc. que podem influenciar a sua decisão.

A minha listinha de coisas a fazer antes da chegada do bebê, inclui coisas simples, do cotidiano, que dizem respeito a você se sentir fisicamente plena e emocionalmente preparada para esta fase linda que vai chegar. Vamos lá?

1 – Faça um check up de saúde!

Claro que, se você engravidar “sem querer”, qualquer dificuldade de saúde que você possa ter sem saber, se tornará irrelevante e eu conheço muita gente que prefere não saber. Mas, a verdade é que, durante a gravidez, nosso corpo muda completamente!

O coração e pulmões fazem esforços dobrados, certos alimentos que antes eram inofensivos, passam a fazer mal, gripes e resfriados se complicam, a pressão arterial muda… Se você está planejando engravidar, não custa nada ir fazer um check up geral, pra ter certeza que está tudo bem!

E se você já tem alguma coisa (tipo hipertensão, diabetes, asma…) já converse com seu médico sobre os seus planos para que vocês decidam juntos como seguir com os tratamentos e cuidados já que, os remédios nesta fase também são proibidos e super controlados!

2 – Melhore os seus hábitos alimentares!

Comer bem é fundamental para manter todos os órgãos do seu corpo em pleno funcionamento, comer bem também influencia no seu sono, estresse e irritabilidade e é claro, comer bem vai influenciar diretamente na sua saúde, nas probabilidades de você sofrer além do necessário com as alterações do corpo durante a gravidez.

Se você não tem hábitos muito bons, comece a mudança agora! Bons hábitos alimentares não são adquiridos da noite para o dia, você precisa insistir na mudança para que seu corpo se adapte e comece a responder ao “tratamento”.

Aproveite para incluir na sua nova rotina alimentar, alimentos que contém vitaminas importantes para você e o bebê durante a gestação, como o ácido fólico e o ferro, por exemplo.

3 – Comece a tomar vitaminas!

Se você já conversou com seu médico sobre o seu desejo de engravidar e está tudo ok com a sua saúde, converse com ele sobre a possibilidade de incrementar a sua alimentação com suplementação de vitaminas específicas para esta fase.

O ácido fólico, por exemplo, é encontrado em baixa quantidade nos alimentos e pode levar até 3 meses para começar a fazer algum “efeito” no seu organismo. Ele é fundamental para o desenvolvimento do feto, a ausência dele está diretamente relacionada a má formações no bebê.

4 – Durma bem!

Eu poderia te dizer que este conselho é por causa das poucas horas de sono que você terá quando o bebê nascer mas, ele também serve para diminuir o seu estresse, seu nível de ansiedade, evitar dores de cabeça e não bagunçar o seu metabolismo.

Se você é como eu, notívaga, não tem problema! Desde que você durma pelo menos 8h por dia e esteja descansada de verdade! Lembre-se: estar descansada, com a cabeça leve, e sem ansiedades também influencia nas tentativas!

5 – Beba muita água!

Se você ainda não tem o hábito de ingerir 2l de água por dia, esta é uma boa hora para começar! Durante a gestação, você pode reter mais líquido do que o comum, sentir as juntas do corpo inchadas e doloridas e por isso, se você estiver com o corpo bem hidratado, sentirá estes “efeitos colaterais” com menor intensidade!

Além disso, é normal você se sentir mais cansada, esbaforida e salivando já que o seu coração estará trabalhando dobrado, o peso do seu corpo aumentará e seus esforços serão maiores. Algumas grávidas sentem muita salivação e a única coisa que melhora é beber água!

Manter este hábito é muito importante no pós parto também afinal, quanto mais hidratada você estiver, mais leite terá para o seu bebê!

6 – Faça uma lista de coisas “a fazer” antes do bebê! (e as realize!)

Pense em tudo o que você deixou para fazer, nas coisas que se acumularam e que você não vai conseguir realizar com o seu barrigão, o cansaço e os cuidados da gravidez. Pode ser aquela reforma no quartinho que será do bebê, aquela viagem a dois que você planejou, planejou e não tirou do papel, aquela faxina nos armários…

Por aqui, quando estava na minha fase tentante, reformei o que precisava da casa e especialmente, o quarto que seria do bebê. Isso foi importante pra mim porque, me ajudou a tirar o foco da ansiedade das tentativas e eu percebi que ter feito tudo antes, foi muito importante, já que eu precisei de repouso no final do gestação e se tivesse aguardado, não poderia ter feito.

7 – Informe-se e comece os preparativos!

Agora que você já cuidou da saúde, já conversou com o médico, já decidiu as coisas que precisa fazer antes, que tal se informar sobre a gravidez, período fértil e todas estas coisas?

Por mais que você ache que sabe como os bebês são feitos, vai por mim, até que você esteja nesta fase de tentante e depois grávida, você não imagina quantos pormenores existem neste milagre! Por isso, esteja informada!

Mas procure por informações confiáveis, sites especializados como o BabyCenter Brasil, Bebe.com e similares, que passam informações com credibilidade e de especialistas e é claro, blogs bacanas que contam as experiências pessoais de outras mães, como este aqui! hehehe

Também pode ser legal entrar em grupos de “tentantes” no Facebook e baixar aplicativos como o OvuView (gratuito e para sistemas Android) ou o Love Cycles, que está disponível para todos os sistemas (Android, IOS, Microsoft, etc), é gratuito e tem versão em português.

Neste aplicativos, você controla todo o seu período menstrual, inclui lembretes e alarmes, anotações, seu humor do dia, remédios que esteja tomando, fica sabendo quais as datas mais prováveis para engravidar e consegue programar as tentativas!

app de ovulação ovuview

O OvuView mostra as datas mais prováveis para engravidar!

aplicativo de ovulação

O LoveCycles

Outra coisa que pode te ajudar, são os “palitinhos” que indicam se você está mesmo no período fértil, o funcionamento é parecido com o dos testes de gravidez: você faz xixi no potinho, coloca o palitinho e descobre se aquele é realmente seu dia fértil!

teste de ovulação

Você encontra de várias marcas, dos mais simples ao digital. O teste pode ser feito com xixi ou saliva! ;)

Então é isso, a parte de ser tentante deveria ser a mais gostosa de toda esta maratona para se tornar mãe então, se me permitem um último conselho: cuidem da saúde e curtam muito este momento. Vai dar saudade! hehehe

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários