Categorias Vida de Mãe

22 gentilezas para praticar todos os dias

praticando gentileza

Faz um tempinho que eu percebi que não adianta só reclamar das coisas e das pessoas, sabe? A verdadeira mudança começa sempre dentro da gente e além disso, ser mãe é ser exemplo e por isso, eu ando me policiando ainda mais nos meus hábitos diários.

As crianças estão o tempo inteiro observando, repetindo e aprendendo, com os nossos acertos e com os nossos erros! Pequenos atos de gentilezas diárias fazem grande diferença no nosso dia a dia, na maneira como influenciamos os nossos filhos e principalmente, na maneira como nos relacionamos com o mundo!

Para colocar em prática a gratidão e espalhar gentileza e carinho, me inspirei na listinha da Erica Layne que escreve o ótimo blog Let Why Lead. Adaptei e incluí as coisas que eu pratico por aqui, olha só:

1 – Responda os emails enviados para um grupo! Acontece muito de a gente receber emails com muitos destinatários e daí, todo mundo do email acredita que o outro vai responder e acaba achando que não precisa se manifestar e no fim, o remetente fica sem saber se você recebeu, se leu, se importou-se com o conteúdo… Não custa nada perder 1minutinho para responder com um “obrigada”

2 – Deixe uma mãe passar na frente na fila! Se você está na fila do supermercado, do banco ou qualquer fila sozinha e perceber uma mãe com os filhos na mesma fila, deixe ela passar na frente. Eu tenho certeza que você sabe como as crianças ficam impacientes em filas, como esta mãe está louca para sair desta fila… Amanhã, esta mãe pode ser você! ;)

3- Segure a porta! Do elevador, do restaurante, do escritório… Não custa nada esperar pelo outro!

4 – Mande mensagens de agradecimento para as pessoas especiais da sua vida! Um obrigada pela amizade daquela amiga que está sempre ao seu lado, para o seu marido/companheiro/companheira que te ama não importa o que houver, para o seu filho que faz de você uma pessoa melhor…

5 – Conte para a pessoa que você pensou hoje que você se lembrou dela! Sabe quando você escuta uma música, vê um filme, passa por algum lugar ou sente um cheiro que te lembra alguém? Conte para este alguém! É tão bom saber que moramos nas memórias e corações de outras pessoas, né?

6- Faça contato visual com as pessoas que estão te servindo! O garçom do restaurante que você está almoçando, o porteiro do seu prédio, a menina do caixa, o segurança do shopping… Todo mundo gosta de ser percebido, ser olhado e cumprimentado de verdade, e não “bom dias” e “obrigadas” automáticos…

7 – Se ofereça para fotografar! Sabe quando você viaja só com mais uma pessoa e todas as fotos da aventura são de apenas 1 dos 2 já que o outro estava batendo a foto? Então, se ofereça para fotografar para a dupla! Ajude as pessoas a registrarem seus momentos!

8 – Carregue o lixo ou a correspondência de seus vizinhos! Se você está descendo para a lixeira e encontra um vizinho descendo também, se ofereça para levar o lixo pra ele. Você já está indo até lá mesmo! Se você está subindo com as suas cartas e vê outras cartas de seu vizinho, se ofereça para entregar os dele também!

9 – Se ofereça para segurar o bebê de uma amiga! Ela pode estar precisando de ajuda ou simplesmente precisando descansar os braços!

10 – Pague o refri ou a batata! No drive thru, deixe pago um refri ou a batata para o carro de trás do seu! Você vai ficar tão feliz com este gesto e se deparar com sorrisos largos de desconhecidos!

11 – Dê passagem no trânsito! Na estrada, deixe que ultrapassem, na cidade, deixe que aquele carro entre ou saia. Sem pressa!

12 – Deixe gorjeta! Muitos profissionais contam com esta caixinha para fechar a receita no final do mês!

13- Faça uma lista das coisas que você sabe que suas pessoas amadas gostam, e as surpreenda! Você sabe que o marido adora aquele docinho, compre um pra ele! Você sabe que sua sogra adora aquele biscoito, coloque no carrinho…

14 – Pergunte sinceramente sobre como vai um amigo! Sabe aquela coisa automática de “e aí, tudo bem? Tudo!”? Então, deixe esta conversa fria e superficial de lado, olhe nos olhos, pergunte de verdade sobre os projetos e a vida das pessoas que você gosta. Esteja interessado e disposto a ouvir!

15 – Mande fotos das crianças (e suas) para seus pais! Se tem alguém nesta vida que vai estar sempre interessado em como você e seus filhos estão, este alguém são os seus pais! Mande mensagens, fotos, diga “oi”

 

16 – Recolha o lixo! Eu detesto encontrar garrafas plásticas e embalagens fora do lixo, sempre que vejo, recolho e jogo fora!

17 – Leia um livro para o seu filho!

18 – Deixe mensagens positivas! Experimente andar com um post-it e deixar recadinhos positivos em lugares inusitados: “você é especial!” em um ponto de ônibus para o primeiro que achar, “fique firme!” em uma livraria, dentro de um livro… As reações das pessoas são lindas!

19 – Classifique, resenhe, deixe comentários positivos! Perca uns minutinhos para falar bem de lugares e serviços que você gostou.Você ajuda estes estabelecimentos e profissionais e também, outras pessoas que estão na dúvida. Todo mundo ganha!

20 – Chame as pessoas pelo nome! Já percebeu o impacto que tem quando você é chamada pelo seu nome ao invés de apelidos ou “querida”, “amor” e similares? Todo mundo gosta de ser reconhecido por quem é, e começa pelo nosso nome!

21 – Curta todas fotos que aparecerem na sua timeline do Instagram! Não julgue, apenas deixe um coraçãozinho e se tiver uns minutos, deixe comentários também! Eu faço isso sempre e me sinto tão bem! <3

22 – Fique um pouco mais! Sabe quando a gente encontra um amigo na rua ou está em uma rodinha de colegas conversando e de repente, todo mundo vai dispersando? Fique um pouco mais e surpreenda-se com as coisas que as pessoas estavam precisando falar. Faz bem ser apenas o “ouvido” que alguém estava precisando para descarregar!

Este ano de 2016 foi um ano difícil e esquisito pra mim, tantas coisas aconteceram! Foram tantos tombos, tantas descobertas e revelação e eu percebi que, apesar da dor destes aprendizados, eles me fizeram bem!

Desde o meu aniversário (maio), eu comecei a colocar em prática tudo isso e aos poucos, fui percebendo que muitas pessoas se afastaram e outras, se aproximaram. No fim, aquele antigo ditado que diz que as pessoas com as mesmas energias se aproximam e as com a energia diferente se afastam, é bem verdade!

E quer saber? Faz parte do ciclo da vida, estamos sempre em movimento, pra frente, nos renovando, mudando, nos transformando e quem não estiver interessado em ir junto, vai ficando pra trás!

Que possamos ser sempre a mudança positiva do mundo, e que nossos filhos sejam estas sementinhas de esperança! Afinal…

gentileza

foto by @sigaosbaloes

Bora praticar?

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    Quando gostar do texto que leu, tire dois minutinhos para escrever um comentário e fazer o autor do texto feliz! De quebra, pode ser que a gente acabe ajudando outros leitores também. ;)
    ADOREI, Loreta! Bora praticar!

    1. Loreta Berezutchi respondeu Talita Rodrigues Nunes em

      ownnn vc é a gentileza em pessoa!! <3