Categorias Moda

1 ano de Armário Cápsula: aprendizados

No começo do ano passado, contei pra vocês por aqui e em todas as minhas redes sociais, que resolvi começar o desafio do Armário Cápsula.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre este novo conceito de organizar e consumir moda, se ainda tem dúvidas, dá uma olhada neste post AQUI onde eu explico tudinho, de onde veio, por que eu decidi entrar nessa e como começar!

Quando eu fiz a limpa do meu guarda roupas e me propus a encarar este desafio, eu não fazia a menor idéia do que era o meu estilo e nem imaginava que eu tivesse um. Mas eu achava que sabia e isso é uma das coisas mais legais deste desafio, você adquire auto-conhecimento!

Muitas pessoas me perguntam se é muito difícil manter um guarda roupas com um número tão pequeno de peças, algumas amigas me chamaram de maluca e disseram que não têm tempo ou disciplina pra uma coisa destas.

Mas o armário cápsula é justamente ao contrário de tudo isso! Não é só sobre um número exato de peças que você precisa ou não ter em seu armário, não é só sobre ser disciplinada com compras e looks fáceis de montar. É mais um “estilo de vida” onde você, conhecendo quem você é de verdade, os seus gostos, aquilo que te faz feliz, consome exatamente o que você precisa, veste aquilo que curte, sem se preocupar se é ou não tendência, se é ou não do gosto dos outros…

Eu comecei o desafio e mantive em meu armário cerca de 50 peças, contando sapatos. Foram doadas mais de 100 peças de roupas e calçados, além de acessórios, bijouterias, maquiagens…

Hoje, 1 ano depois de ter começado, tenho em meu armário as mesmas 50 e poucas peças de roupas só que, ao invés de peças soltas e que não combinam com nada (especialmente, não combinavam comigo), tenho peças que combinam entre si, que conversam, que refletem quem eu sou, que me deixam feliz e confortável!

armario capsula

Olhando os fotos do começo do desafio e de agora, consigo perceber como eu fui me encontrando e inclusive, algumas peças que estão nos looks das primeiras fotos, já não estão mais no meu guarda-roupas!

Para conhecer o meu estilo, eu observei bem quais peças eu mais gostava e quais representavam melhor quem eu sou. Li muito e pesquisei muito pela internet outras meninas que estão nesta proposta e assim, fui definindo melhor o que eu queria e o que não queria pra mim.

looks com saia listrada

Eu descobri que uma coisa que sempre amei fazer, que é misturar peças mais elaboradas e caras com peças mais simples é um estilo high low, e esta coisa de detestar usar o que todo mundo usa, de não curtir tendências óbvias e ir contra o “uniforme da moda” de todo mundo, é uma parte da minha personalidade que, no meu modo de vestir se reflete como um estilo descolado/despojado.

Claro que, pra chegar em todas estas conclusões, eu usei muita observação, li muito e conversei muito com outras meninas, que me ajudaram a ME analisar e chegar neste “diagnóstico”.

Existe um aplicativo para celular chamado Tizkka que eu uso bastante onde você pode postar as suas fotos de look do dia e pedir a opinião de outras pessoas, ver looks de outras pessoas, opinar, ver dicas de stylists, procurar inspirações para ocasiões de acordo com o seu estilo e muito mais!

aplicativo tizkka

Todas estas opiniões, inspirações e dicas, me fizeram ir criando meus looks prediletos e certeiros e assim, foi ficando fácil excluir itens que eu guardava só porque achava que um dia (que nunca chegou) eu precisaria usar ou, porque paguei caro no impulso de uma modinha que eu nunca gostei.

O armário cápsula também me ajudou a montar uma mala de viagem super acertada e leve! Passei 4 dias na praia com as peças que combinavam entre si e olha, o número de bagagens diminui muito e o tempo para aproveitar a viagem aumentou muito!

mala de verão armario capsula

A segunda parte do armário cápsula é ir as compras com este conceito bem definido do que é o seu estilo e das coisas que você realmente precisa. Como a troca de peças do armário é de acordo com as estações, eu fui anotando em cada estação quais eram as peças que eu precisei e não tinha assim, no final de cada uma delas fui ás compras para comprar peças da estação passada (o que me garantiu bons preços) e sem me perder com promos, liquidas, sales!

Aqui em São Paulo o clima é meio indefinido então, sofri bastante com a meia estação! Ora estava frio, ora estava calor e eu precisei recorrer às peças que já estavam guardadas em algumas ocasiões mas, a partir do segundo semestre descobri que o truque era o seguinte: manter no meu armário, independente da estação do ano, jaqueta jeans + blazer + blusa de malha + saia longa.

Pra mim, estas peças super funcionaram porque são muito versáteis e ideais para qualquer clima! Aos poucos a gente vai se acertando, né?

Também amo seguir o insta da Polyvore que dá inspirações diárias de cores, combinações, peças e looks. Como ele é americano, segue o clima de lá então, não dá pra levar tudo super a ferro e fogo, mas dá pra se inspirar sempre!

polyvore

Não posso negar pra vocês que meu armário ficou ainda mais cinza depois das mudanças do desafio do armário cápsula! Eu que sempre amei um cinza e cores neutras, acabei indo pro lado destas peças mais básicas porque são muito mais fáceis de combinar e montar looks para qualquer ocasião.

Mas a boa notícia é que o armário cápsula não é só pra quem é “básica”, todos os estilos funcionam com o armário cápsula, inclusive quem ama as super estampas! A questão é apenas aprender a combinar as estampas e cores, os tecidos, os cortes…

Nada que uma boa pesquisada pela internet não possa ajudar!

armario capsula estampas

Toda vez que eu vou fazer compras de roupas, descarto a mesma quantidade que foi comprada assim, as compras são muito mais conscientes e eu mantenho sempre o mesmo número de peças! Ter um estilo básico também não significa que eu não possa comprar peças que estão na moda agora mas, eu confirmei uma coisa que já sabia e achei mega divertido observar!

Muitas coisas que entraram na modinha agora, eu já usava há algum tempo, já tinha no meu armário então, eu nem precisei fazer esforço para estar “na moda” hahaha

E isso não é porque eu me considere “de vanguarda” não! É que eu cresci com uma mãe que amava fuçar em brechós e me ensinou a reconhecer peças clássicas e atemporais e assim, eu sempre tive este olhar mais cuidadoso para estas peças. Sempre valorizei um bom corte, um bom tecido, e isso sem dúvida fez com que as minhas compras fossem investimentos mais acertados e mais duradouros, sabe?

basicos do armario capsula

Bom, pra finalizar este post que está ficando enooorme, algumas dicas práticas que eu aprendi pra quem quer começar o armário cápsula e não sabe por onde:

1 – Não se prenda ao número! Você pode ter 30 ou 100 peças, o que importa mesmo é que você não se perca no conceito de ter peças que combinem entre si e que facilitem a sua vida!

2 – Onça é uma estampa neutra! Vai por mim, dá pra misturar com tudo!

3 – Se você tiver estas peças básicas no seu guarda-roupas, todas as suas combinações ficarão mais fáceis!

armario capsula

4 – Se você é super básica e quer um pouco de cor na sua vida, pode começar a tentar acrescentar estampas e cores nos acessórios! Lenços estampados podem fazer as vezes de cinto, um blazer bem cortado azul royal pode substituir o básico preto e se você gosta de looks sempre pretos, pode começar a usar sapatos mais coloridos ou com estampas!

5 – Se ao contrário, você sempre foi super colorida e estampada e quer tentar um estilo mais sóbrio ou, anda se perdendo em tanta cor, pode começar a tentar mesclar as suas cores com peças mais básicas. Por exemplo, sapatos e bolsas neutros, acessórios e bijouterias menores e assim por diante!

Lembre- se que o mais importante de todo o processo, é que você aprenda a se amar do jeito que você é, que esteja confiante com as suas escolhas e que a pessoa mais importante a quem você deve impressionar e agradar seja sempre você mesma! ;)

Claro que eu continuo com o armário cápsula afinal, agora ele já está incorporado na minha vida de uma maneira tão cotidiana que é impossível fazer de outra maneira. E eu tô sempre compartilhando as minhas escolhas lá no Instagram @bagagemdemae com a #armariocapsula passa lá pra ver!

E se você quer se inspirar em outras garotas que também são adeptas do desafio, procure pelas #capsulewardrobe #desafioarmariocapsula #capsulewardrobechallenge além disso, eu também criei lá no Pinterest, um painel cheio de dicas e inspirações para o armário cápsula. Clica AQUI pra ir lá conhecer e seguir o painel!

Por mais que muita gente ache que moda é apenas futilidade e consumo, eu penso que tem mais a ver com identidade e auto estima. Por isso, não acredito nas coisas que “ditam a moda”, acredito em auto conhecimento, em ser feliz com que nós somos, a nos amarmos e entendermos que a felicidade começa por não precisar da aprovação de ninguém além de nós mesmas! ;)

Quem também resolveu aceitar o desafio? Me contem tudo aqui nos comentários ou lá no Instagram e quem está em dúvida para começar, pode perguntar que eu respondo tudinho, rs!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

4 comentários via blog

  1. FERNANDA LUCENA comentou em

    Oi Loreta
    Que máximo
    Vou ler mais sobre e ver o outro post!

    Bjooooos

  2. Vovó Dsgn comentou em

    Nossa, muito legal essa proposta do armário! Bacana o post, parabéns!

  3. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    Ai, que demais, Loreta! AMEI! Simplesmente amei acompanhar teu desenvolvimento com esse conceito de armário cápsula! Podes ter certeza, me inspiras muito!
    Eu já fiz umas duas limpas no guarda-roupas e considero que fiz avanços pelo busca do meu estilo. Acho que estou mais perto do armário cápsula. Quem sabe esse ano crie coragem para finalmente limitar o número de peças?

    1. Loreta Berezutchi respondeu Talita Rodrigues Nunes em

      Ebaaa! Depois me conta, e se precisar de ajuda é só chamar! Bjs!